Prefeitura intensifica fiscalização em "entulhódromo" na V.Guarani
Atualizado em 25/04/2019 - 15:18
Entulho acumulado em área da Vila Guarani
A Prefeitura retirou 16 caminhões de resíduos do "entulhódromo" da Vila Guarani - Foto: PMSJC - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura vai intensificar ações de fiscalização para coibir o descarte irregular de entulho e resíduos sólidos em uma área da Vila Guarani, na região central da cidade.

A Secretaria de Manutenção da Cidade realizou, nesta quarta-feira (24), uma nova limpeza na rua Nestor Soriano, dez dias depois de retirar 40 toneladas de entulho do mesmo local. Desta vez foram retirados 16 caminhões com entulho.

Agora o Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais vai fazer rondas diárias, inclusive à noite, para evitar a formação de um "entulhódromo". Quem for flagrado jogando lixo e resíduos pode pagar multa que varia de R$ 175,60 até R$ 25.284,52, de acordo com o tipo e quantidade de material descartado.

Além do impacto ao meio ambiente e à qualidade de vida da população, o acúmulo de resíduos afeta a saúde pública com o surgimento de pragas urbanas (baratas, insetos, ratos etc) e criadouros do mosquito da dengue.

A população pode ser uma aliada no combate ao "entulhódromo", registrando denúncia pela Central 156 (telefone, site e aplicativo 156SJC). Outros pontos de descarte irregular também serão fiscalizados.

Serviço gratuito

A cidade tem 14 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) que recebem entulho de construção, reforma ou demolição; móveis, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos; pilhas e baterias; lâmpadas fluorescentes inteiras (até quatro unidades por entrega); sobras de podas de jardim; madeira; pneus; e óleo de cozinha usado. O serviço é gratuito. A população não paga nada para descarta materiais no PEV.

Funcionamento dos PEVs

• Segunda-feira a sábado, das 8h às 17h

• Domingo, das 8h às 12h

• Não abre nos feriados

Confira o endereço dos PEVs no site da Prefeitura na página da Secretaria de Manutenção da Cidade.