Prefeitura faz ação de prevenção ao câncer bucal até sexta-feira
Atualizado em 26/04/2019 - 10:31
CAMPANHA VACINACAO GRIPE IDOSO - 22-04-2019 - LUCAS CABRAL
Os idosos são foco da campanha de prevenção ao câncer bucal durante a campanha de vacinação contra gripe - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza), a Prefeitura de São José dos Campos promove a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal nas Unidades Básicas de Saúde.

A Secretaria de Saúde desenvolve a campanha mediante orientações da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, tendo como público alvo os idosos. As orientações e exames bucais em todas as UBSs começaram nesta segunda (22) e prosseguem até sexta-feira (26).

O objetivo é orientar as pessoas que estão se vacinando a fazer uma avaliação por profissionais da área odontológica para localizar possíveis lesões na boca.

Para realização dos exames, os dentistas que atuam em ambiente escolar são envolvidos, bem como os profissionais lotados nas UBSs.

Durante a campanha, os idosos são orientados a eliminar os fatores de risco, como o ajuste incorreto das próteses, a necessidade de tratar os dentes e a importância da higiene bucal.

Também são alertados a combater o álcool e o tabagismo e a usar filtro solar sempre que se expor ao sol. Outra recomendação importante é a manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais.

Toda a equipe de saúde bucal da Prefeitura, formada por dentistas e técnicos em saúde bucal, são capacitados anualmente sobre temas relacionados à importância do diagnóstico precoce do câncer bucal.