Poesia em árvore estimula leitura entre a comunidade da região sul
Atualizado em 26/04/2019 - 10:32
Pedepoesia
A comunidade também poderá participar pendurando suas próprias poesias - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Já pensou colher poesia em árvore? Nas árvores próximas aos quiosques do Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos, isso é possível com o projeto Pedepoesia, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A partir desta quarta-feira (24), poetas regionais terão a oportunidade de pendurar suas próprias poesias nas árvores para que sejam lidas ou levadas pelos frequentadores do Centro. O Pedepoesia também prevê trechos de poetas nacionais e regionais, integrados com desenhos da oficina de HQ do local.

A comunidade também poderá participar com suas próprias poesias. A ação tem o objetivo de dar destaque aos novos talentos. Para isso, serão disponibilizados papeis em branco e canetas para que elas sejam penduradas e disponibilizadas.

Poetas nacionais e regionais

Serão penduradas cerca de dez poesias, de autoria de Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, José Paulo Paes, Adélia Prado, Leo Cunha, Paulo Leminski e Cecília Meireles, além dos poetas regionais George Furlan e Regina de Araújo. Elas serão atualizadas conforme forem levadas pelos interessados.

Essas poesias serão penduradas dentro de desenhos feitos pelos aprendizes de HQ do local, orientados pelo professor Renato Aparecido dos Santos. A oficina integra o Programa Arte nos Bairros, da FCCR.

Integração com a biblioteca

O projeto também visa estimular a leitura espontânea, a convidando a comunidade a conhecer a biblioteca localizada no mesmo espaço, onde é possível ler os livros completos das poesias penduradas. A unidade é gerida Secretaria de Educação e conta com um acervo de mais de 3 mil livros.

NACD – Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América