Hospital Municipal entrega nova UTI e aumenta número de leitos
Atualizado em 26/04/2019 - 10:30
UTI do Hospital Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 23-04-2019
Nova UTI do Hospital Municipal: investimento de R$ 700 mil para garantir mais conforto aos pacientes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), acaba de entregar mais uma ala totalmente reformada. Trata-se da nova UTI adulto (Unidade de Terapia Intensiva), que começou a funcionar na semana passada.

A reforma aumentou mais quatro leitos de UTI no HM. Contando com uma segunda UTI para adultos que o hospital já dispõe, agora são 40 leitos ofertados, possibilitando mais conforto para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A reforma, que custou cerca de R$ 700 mil, compreendeu a revitalização e adequação de layout, reparo de revestimentos danificados, colocação de piso porcelanato nas áreas frias, reparo das instalações elétricas e hidráulicas, pintura de parede e nova marcenaria.

Os leitos agora são individuais, separados por uma parede em drywall, que não precisa de argamassa para ser construída, garantindo mais privacidades aos pacientes.

Outras reformas

A reforma do HM está sendo feita por etapas, para melhor atender a população. Esta é a sétima ala do hospital totalmente reformada nesta administração.

Em março passado, foi entregue o novo Centro Obstétrico todo reformulado, que passou a contar com 14 leitos de pré-parto, cinco salas de parto normal PPP (pré-parto/parto/puerpério), sendo um quarto com banheira e três salas exclusivas de cesárea. O investimento da Prefeitura somente no atendimento obstétrico foi de R$ 1 milhão.

No ano passado, foram reformadas três enfermarias. Em agosto, foi entregue a ala destinada a pacientes cirúrgicos. Em maio, a enfermaria destinada a pacientes cirúrgicos de ortopedia e neurologia. E em janeiro, foram reformados 40 leitos na nova ala de maternidade.

Em 2017, foram reformados mais dois setores: a clínica médica e a ala de procedimentos eletivos.

A próxima e última etapa desta grande reforma será na pediatria, incluindo os leitos de enfermaria e a UTI pediátrica. A previsão é que os trabalhos iniciem dentro de um mês.

O HM é a maior unidade hospitalar de referência para urgência e emergência da região do Vale do Paraíba. Recebe aproximadamente mil pessoas por dia no seu pronto-socorro (média de 20 mil/mês).