Novos ônibus chegam a São José e já circulam nesta semana
Atualizado em 26/04/2019 - 10:34
Novos ônibus do transporte público da empresa Expresso Maringá. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.22-04-2019
Os novos ônibus irão substituir os carros da Expresso Maringá do Vale - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Começam a circular, nesta semana, os 20 ônibus novos que vieram para substituir carros da frota do transporte público de São José dos Campos. Os veículos zero quilômetro irão substituir carros da Expresso Maringá do Vale, uma das empresas que atuam na cidade.

Os ônibus passaram por vistoria, feita por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José na fábrica da montadora, e já chegaram a São José dos Campos. A partir de quarta-feira, todos os ônibus estarão aptos para entrar em circulação.

Os veículos serão utilizados nas linhas 209 - Jardim Uirá / Terminal Central, 310 - Residencial União via Jardim Oriente / Terminal Central, 318 - Dom Pedro 1º / Terminal Central, 319 - Dom Pedro 1º / Rodoviária e 323 - Campo dos Alemães / Terminal Central.

A Prefeitura tem ampliado as melhorias do transporte público nos dois anos da atual Administração. Além dos novos ônibus, que terão acessibilidade total, garantindo mais conforto aos usuários, em 2018, foram implantadas novas linhas alimentadoras.

Atualmente, três empresas atuam em São José: CS Brasil, Expresso Maringá e Saens Pena, com 103 linhas e uma frota de 388 ônibus. Os novos veículos, assim como toda a frota da cidade, possuem GPS, Painel Eletrônico de LED, elevadores para acessibilidade, catraca eletrônica e câmeras de segurança.

Estudo

A Prefeitura de São José dos Campos e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram, em janeiro deste ano, um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade. O trabalho vai preparar o município para a nova concessão do transporte público, prevista para 2020/2021, visando a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

O trabalho da FGV vai preparar a nova concessão do transporte público para a implantação de um sistema moderno, eficiente, inovador e que atenda às necessidades da população. A publicação do edital de licitação para a nova concorrência está prevista para o segundo semestre de 2019.