Museu terá exposição sobre a presença do homem na dança
Atualizado em 26/04/2019 - 10:33
Exposição fotográfica no Museu Municipal
Exposição fotográfica reafirma o convite à dança e propõe aos homens que se permitam à arte do movimento - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo abre, nesta quarta-feira (24), às 19h30, a exposição audiovisual ‘A Dança Por Eles’, no Museu Municipal. A entrada é gratuita, livre para todos os públicos e não requer reserva de ingressos.

Com curadoria de Danilo Ferrara e Robson Jacqué, a mostra é uma homenagem à presença masculina da dança, pois em consequência da padronização condicionada pelos preconceitos sociais, notadamente machistas, o papel dos homens nesta arte sempre se fez de forma singular, enviesada e combativa.

As fotografias e os vídeos, em sua maioria, são de autoria do fotógrafo Danilo Ferrara. As imagens reafirmam o convite à dança e propõe aos homens que se permitam à arte do movimento.

Núcleos

A exposição será dividida em dois núcleos. O primeiro, localizado no Museu Municipal, se concentra em artistas com menor tempo de carreira e que merecem projeção. O segundo fica na galeria do Teatro Municipal, com artistas de destaque, com maior tempo de profissão.

Em especial, a mostra homenageia o ‘Maître de Ballet’, Luis Antônio de Campos Fonseca, o ‘Totonho’, por sua história na dança e atuação na Fundação Cultural como professor, além de hoje ser referência marcante na trajetória de tantos outros bailarinos.

Espetáculo de Abertura

A abertura acontece com a apresentação do espetáculo Ponto A Ponto, da Cia. Robson Jacqué. Obra realizada sob a ótica da improvisação do movimento, com três bailarinos, um músico e intervenção participativa do público.

A performance busca o lugar do corpo no espaço e cria uma co-relação entre espectadores e intérpretes, ao passo que se envolve num emaranhado desvelado pelo novelo de lã.

Museu Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro