Em 20 dias, Eco-PEV de São Francisco já é referência ambiental
Atualizado em 26/04/2019 - 10:33
ECO-PEV SAO FRANCISCO XAVIER - 17-04-2019 - LUCAS CABRAL
População de São Francisco Xavier conta com Eco-PEV para o destarte de resíduos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Moradores de São Francisco Xavier estão descobrindo as facilidades que o Eco-PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) oferece na hora de se desfazer de um móvel velho, um aparelho eletrônico que não funciona mais ou de restos de material de construção.

Entregue para a população há 20 dias, o Eco-PEV do distrito já recebeu entulhos, podas de árvore, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias de celular, móveis, pneus, colchões, equipamentos eletrônicos, entre outros materiais.

Pessoas que moram no centro de São Francisco ou em bairros mais afastados, como Machado, Santa Bárbara, Remédio, Guaxindiba e Ferreira já utilizaram o Eco-PEV logo nos primeiros dias de funcionamento. Foi o caso de Romano de Castro, morador do bairro Santa Bárbara, que já foi três vezes ao PEV. “O local é de fácil acesso e os funcionários são atenciosos. Ficou muito bom. Só tenho elogios para a iniciativa de abrir um PEV aqui em São Francisco”, afirmou.

Romano acredita que o Eco-PEV vai colaborar com a preservação do meio ambiente. “A natureza é um dos atrativos de São Francisco Xavier. Precisamos cuidar dos nossos rios e da preservação ambiental”, disse Romano.

Serviço

O Eco-PEV é um serviço gratuito para a população descartar pequenas quantidades de restos de construção, reforma ou demolição (até um metro cúbico que equivale ao volume de um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno); resíduos volumosos como móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda, tinta e óleo de cozinha.

Foram utilizadas soluções ambientais na construção da unidade, como telhas feitas a partir da reciclagem de tubo de pasta de dente, sistema de captação de água da chuva, tratamento sustentável de águas residuais, parede verde e a reutilização de 570 pneus para contenção de aterro e construção de uma plataforma elevada.

Funcionamento

• Segunda-feira a sábado, das 8h às 17h

• Domingo, das 8h às 12h

Endereço: Rua Joaquim Cláudio da Silva, s/nº, centro.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

×