Campanha de Vacinação contra Influenza entra na segunda fase
Atualizado em 26/04/2019 - 10:33
CAMPANHA VACINACAO GRIPE IDOSO - 22-04-2019 - LUCAS CABRAL
Todos os grupos considerados de risco poderão se vacinar até 31 de maio, das 8h às 17h - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou nesta segunda-feira (22) em todas as Unidades Básicas de Saúde de São José dos Campos. A partir de agora, todos os grupos considerados de risco poderão se vacinar até 31 de maio, das 8h às 17h.

Esta fase inclui os idosos (mais de 60 anos), trabalhadores da saúde (dos setores públicos e privados), professores (da rede pública e privada), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

O aposentado Anastácio Paulo de Moura, de 77 anos, foi um dos primeiros a se vacinar logo pela manhã na UBS do Jardim Satélite, na zona sul da cidade. Ele disse que todos os anos prefere se imunizar no início da campanha antes da chegada do frio. “Uma vez ou outra eu tenho um resfriado leve, mas com a vacina eu nunca pego uma gripe forte ao longo do ano”, disse.

Cobertura

A primeira fase da campanha, que começou em 10 de abril, abrangeu as crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (45 dias após o parto). Até o dia 17 de abril, foram aplicadas 7.656 doses, com uma cobertura de 12,58% em crianças (6.023 vacinadas), 19,35% em gestantes (1.388) e 20,78% em puérperas (245).

Durante a campanha, além da vacina influenza, também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário nacional para atualização da carteira de vacinação.

A meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um destes grupos prioritários: trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas e idosos.

O Dia D de mobilização nacional está programado para 4 de maio (sábado).

A doença

A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×