Fundação Cultural aprimora Arte nas Ruas e credencia artistas
Atualizado em 02/04/2019 - 15:10
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Artistas que fazem parte do projeto durante intervenção realizada em praça do centro da cidade - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo está aprimorando o projeto Arte nas Ruas e, assim como acontece em outras iniciativas da instituição, os artistas que forem aprovados no processo de avaliação serão credenciados e contratados quando houver demanda de atividades. O valor mínimo por 1 hora de intervenção também aumentou de R$ 30 para R$ 40.

O novo edital com as regras do sistema e a ficha de inscrição para o credenciamento já estão disponíveis no site da Fundação Cultural. As inscrições podem ser feitas até 14 de abril e o credenciamento será válido de maio a dezembro de 2019. A partir de quarta-feira (3), das 14h às 17h, haverá uma profissional na sede da Fundação Cultural orientando os interessados em relação ao novo edital.

O projeto também terá a mágica como uma nova modalidade de intervenção circense, além da palhaçaria, acrobacia, equilibrismo ou malabares. Às performances de teatro e música se somarão as de dança, mímica e cosplay.   Os 29 artistas já cadastrados no projeto também terão que passar pelo processo de credenciamento.

A sequência do processo de credenciamento prevê um período de análise das inscrições (de 15 a 22), divulgação do resultado desta avaliação (dia 23), um prazo para recursos (de 24 a 30) e a divulgação do resultado dos recursos e homologação dos credenciados (6 de maio).

Pessoa jurídica ou MEI

Para participar do credenciamento, os interessados devem ser ou estar vinculados a alguma pessoa jurídica ou terem inscrição de Microempreendedor Individual (MEI).

As intervenções e performances continuarão sendo realizadas em casas de cultura, em praças, parques e outros espaços alternativos, com duração de, no mínimo, 1 hora. O valor a ser pago por este tempo de atividade passou a ser de R$ 40. A Fundação Cultural prevê investir até R$ 200 mil para viabilizar o novo edital.

Programação de abril

As atividades de abril ainda serão realizadas pelo atual grupo de artistas cadastrados no projeto. A programação prevê intervenções em diferentes espaços da cidade e em conjunto com outros projetos da Fundação Cultural e também da Prefeitura de São José. Ao todo, serão 20 intervenções em diferentes horários.

Sábados (6, 13, 20, e 27), 10h às 14h: Travessa Chico Luiz em frente ao Museu de Arte Sacra (projeto Mercadão Vivo).

Domingos (7, 14, 21 e 28), 9h às 12h: Mercado Municipal

Domingos (7, 14, 21 e 28), 14h às 16h: Arena do Parque da Cidade (projeto Domingo no Parque)

Dia 6, 10h às 13h: Praça Afonso Pena (projeto Arte na Praça)

Dia 6, 14h às 17h: Assentamento Nova Esperança