ECO-PEV de São Francisco Xavier será entregue nesta quarta-feira
Atualizado em 02/04/2019 - 12:49
Audiência do Plano Diretor em São Francisco Xavier 05-05-2018
ECO-PEV vai receber pequenas quantidades de entulho e resíduos volumosos, além de ser referência de boas práticas ambientais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos entrega nesta quarta-feira (3), às 10h, em São Francisco Xavier, uma nova unidade do Eco-PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos da Construção Civil).

O PEV, que é o 14º da cidade e o segundo no conceito Eco-PEV, apresenta soluções inovadoras na área ambiental. Trata-se de um modelo de sustentabilidade, incluindo parede verde, telhas feitas a partir da reciclagem de tubos de pasta de dente, sistemas de captação de água de chuva, tratamento sustentável de águas residuais e jardins de chuva, entre outros mecanismos. 

Durante a abertura do evento, será realizada a soltura de 5.000 peixes da espécie Pirapitinga do Sul (Brycon opalinus) no Rio do Peixe. A ação acontece em parceria com a Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

A Companhia desenvolve um programa pioneiro de reprodução de espécies de peixes nativos nos reservatórios das Usinas de Paraibuna e Jaguari, bem como o repovoamento nos rios da Bacia do Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de assegurar a conservação da biodiversidade. A atividade contará com a participação de alunos da Emef Mercedes Rachid Edwards.

O Eco-PEV é um serviço gratuito para a população destinar pequenas quantidades de restos de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos) até um metro cúbico (que equivale ao volume de uma carroça pequena, um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno), resíduos volumosos como móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), além de materiais como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda, tinta e óleo de cozinha.

Novas unidades

A implantação de novos PEV's integra o Plano de Gestão da atual Administração. A instalação do primeiro PEV, na região do Putim, e o novo PEV de São Francisco Xavier, está sendo realizada em conjunto pelas secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e Manutenção da Cidade.

A próxima unidade será implantada na região do Urbanova, zona oeste.

Serviço

Eco-PEV de São Francisco Xavier
Endereço: Rua Joaquim Claudio da Silva
Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h às 12h


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×