Caminhada reúne mais de 300 pessoas em São Francisco
Atualizado em 18/04/2019 - 15:12
CAMINHADA DE PASCOA ALUNOS SFX - 17-04-2019 - LUCAS CABRAL
Durante o percurso, os estudantes desfilaram com cartazes, poemas e frases - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Uma caminhada com o objetivo de cultivar a paz reuniu, nesta quarta-feira (17), cerca de 250 estudantes do 1º ao 5º ano da Emef Mercedes Rachid Edwards, no distrito de São Francisco Xavier. Os alunos caminharam da escola até a praça central.

Durante o percurso de aproximadamente 1 quilometro, os estudantes desfilaram com cartazes, poemas e frases. Ao chegarem no coreto, os alunos de mãos dadas entoarão a canção "Cultura de Paz".

A atividade contou, é claro, com a presença de muitos pais. Elisangela Piroli, mãe de dois alunos, citou a união entre família e escola como um grande ganho para a sociedade.

“Essa iniciativa é muito boa. Quando o princípio de paz surge na educação, os reflexos são sentidos na família”, afirmou.

Moradora do distrito há pouco tempo, Renata Briquesi, mãe dos alunos, Eduardo e Rafaela, se surpreendeu com a iniciativa.

“É muito legal acompanhar uma apresentação que fala de amor. Mudei da capital paulista para o Distrito e é a primeira vez que acompanho algo assim. Gostei muito. É maravilhoso”, disse.

Thiago Rodrigues, que é pai dos alunos Theu e Martim, classificou a atividade como uma boa interação social. “Além do canto e da mensagem, é uma grande oportunidade para explorar o convívio com os moradores do distrito.”

O artista visual Pedro Galego, que estava passeando pelo distrito, aproveitou a oportunidade para prestigiar a apresentação dos alunos.

“É muito importante que a mensagem de paz e respeito às diferenças sejam propagadas no universo escolar, ainda mais de uma maneira lúdica e musical”, concluiu.

Morador do distrito há seis anos, Alberto Rebollo foi surpreendido pela apresentação. “As crianças precisam ficar juntas, socializar. Quando percebi a movimentação na passeata, fui até a praça. Emocionante observar os alunos abraçando o coreto. Ações como essas contribuem com um mundo melhor.”

Além de propagar sentimentos como respeito, amor e paz, a canção "Cultura de Paz", composta pelo professor da sala de leitura Gilson de Carvalho, serviu também como um incentivo para os alunos dos anos iniciais que estão em fase de alfabetização.

“Foi uma surpresa maravilhosa. Quando comecei a ensaiar com os estudantes dos anos iniciais, coloquei a canção em uma folha de sulfite com letra maiúscula e os alunos leram de primeira. A escola inteira canta essa música. A paz precisa ser construída, ela surge do coração”, concluiu o educador.

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×