Museus da Fundação Cultural têm horários diferentes no feriado
Atualizado em 17/04/2019 - 18:56
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Bolsas feitas com lacres de latas de metal, em exposição no Museu do Folclore de SJC - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Os três museus públicos, ligados à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, terão horários diferentes de funcionamento neste feriado da Semana Santa. O Museu do Folclore de São José dos Campos, em Santana (região norte), é o único que funcionará nesta quinta-feira (18), das 9h às 17h. Na sexta (18) estará fechado, mas no sábado e domingo reabrirá para visitas, das 14h às 17h. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

No local, o visitante pode ver a exposição de longa duração, Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional, que contém objetos, vídeos e fotos que mostram a riqueza da cultura popular da região. A exposição foi criada em 2006, sob curadoria do museólogo Raul Lody. E também a exposição temporária Arte e Criatividade Popular, com trabalhos da artista Rejane Aleixo, que podem ser apreciados até 9 de junho.

Por outro lado, o programa Museu Vivo, promovido pelo museu aos domingos à tarde, com representantes da cultura popular regional, não acontecerá neste domingo. A próxima edição será realizada no dia 28 de abril. A gestão de todas as atividades do Museu do Folclore é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.  

Simples como Francisco               

O Museu de Arte Sacra, localizado na Travessa Chico Luiz (região central), estará aberto no sábado, das 9h às 14h, mas nesta quinta e sexta (18 e 19) ficará fechado. O funcionamento normal do museu é de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. O museu foi inaugurado em 2007 e está instalado na Capela Nossa Senhora Aparecida.

Além do acervo em exposição permanente, com imagens, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeira de procissão e outros, o museu recebe até o dia 29 de junho a exposição temporária Simples como Francisco, com trabalhos da artista plástica Regina Pimentel.

São 26 esculturas em argila, terracota e branca shiro (matérias primas para a criação das peças), que mostram ao público um pouco do que foi a vida de São Francisco de Assis, muito admirado por seu voto de pobreza, humildade e liberdade religiosa. A entrada no museu também é gratuita e a classificação é livre.

Reabre terça-feira

O Museu Municipal, na Praça Afonso Pena (região central), nos próximos dias (18, 19 e 20), voltando a reabrir na terça-feira (23). O museu funciona de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. No local, é possível visitar a exposição de longa duração Arte Viva e, até o dia 12 de junho, a exposição temporária Mulheres do Acervo – Formas de Olhar.

A mostra temporária é composta por 21 obras de artistas mulheres, todas do acervo do museu, expostas em espaço reservado e identificadas na exposição de longa duração. Da mesma fora que nos outros dois museus, a entrada é gratuita e a classificação é livre.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318

Museu Municipal de SJC
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
(12) 3921-7587

Museu de Arte Sacra
Travessa Chico Luiz, 67 – Centro
(12) 3921-7226


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo