Encontro Crocheterápico reúne mulheres que se conheceram em UBS
Atualizado em 17/04/2019 - 18:09
Encontro Crocheterápico, na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro
Vivência alia a prática do crochê à terapia, gerando interação social e proporcionando uma atividade cultural como fonte de renda - Foto: Divulgação

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Foi na sala de espera da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Galo Branco, na região leste de São José dos Campos, aguardando pelo atendimento médico, que pacientes e acompanhantes se aproximaram por um prazer comum: o gosto por crochetar. Esse foi o ponto de partida para a troca de experiências que estava por vir.

Hoje, o grupo de crocheteiras desenvolve suas habilidades na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, no próprio distrito de Eugênio de Melo, que oferece local apropriado para a prática da atividade e convívio entre elas.

A parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde da Família, deu tão certo que todas as segundas-feiras, às 14h, as artesãs participam do Encontro Crocheterápico na Casa de Cultura. O encontro está aberto, é gratuito e livre para todos os públicos.

Orientada por uma agente de saúde, a vivência alia a prática do crochê à terapia, gerando interação social entre eles e proporcionando uma atividade cultural como fonte de renda.

“Eu adoro vir aqui no ‘Rancho’, fazer um crochê, bater um papo, já até fiz amizade com a professora”, contou entusiasmada a participante Jandira Aparecida, de 65 anos, moradora de Eugênio de Melo. “Eu participo do encontro há dois anos e já fiz jogo de banheiro, panos de pratos, tapetes, que eu já vendi, doei para igreja, além de ter várias peças de decoração na minha casa”.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela
Avenida Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo