Fundhas trabalha valores humanos em atividades de Páscoa
Atualizado em 16/04/2019 - 18:03
Atividades de Páscoa_Fundhas
Entre as ações de Páscoa da Fundhas, há oficinas de bombons, teatro intergeracional na Casa do Idoso e integração no parque. - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

Crianças e adolescentes das unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) celebram a Páscoa nesta semana com momentos de integração e vivência de valores humanos. As ações buscam reforçar a importância da partilha e de bons sentimentos entre os alunos, familiares e funcionários.

O clima pascal já toma conta da unidade Jorge Alegre, no Centro. Nesta terça-feira (16), 25 crianças foram até a Casa do Idoso Centro prestigiar a peça teatral “A senhora, o coelho e a galinha dos ovos de Páscoa”, durante uma atividade intergeracional.

Já nesta quarta-feira (17), outro grupo da mesma unidade irá preparar uma oficina de bombons de leite em pó e leite condensado para compartilhar com demais colegas. A atividade saborosa acontece a partir das 9h e envolve cerca de 30 alunos.

Experiências compartilhadas

No Campos de São José (região leste), a unidade Petrobrás trabalha os valores humanos por meio de reflexões e rodas de conversa. Durante as aulas dessa semana, a professora Maria Fátima de Barros debateu com cerca de 50 alunos sobre perdão, compaixão, solidariedade e respeito. Os momentos terminaram com a troca de cartões de Páscoa entre meninos e meninas.

“Mostramos que o significado desta data vai além dos ovos de chocolate. É importante refletirmos sobre valores como respeito, união, compaixão e conversamos sobre isso com os alunos. Após as reflexões e conversas, fizemos cartões de Páscoa para trocarem entre eles. Essa experiência mostra que precisamos cuidar das pessoas e que sempre há tempo de ensinar e aprender valores”, explica a professora.

“A aula foi muito boa porque refletimos sobre nossas atitudes no dia a dia, é importante tratar as pessoas com compaixão e saber perdoar. Páscoa representa isso para mim”, contou a aluna Ingrid Ferreira dos Santos, 14 anos.

Na região norte da cidade, a unidade Karla Priscyla (Alto da Ponte) proporcionou momentos de integração e partilha com um piquenique nesta terça-feira (16). Os grupos de alunos e educadores passaram o dia no Parque Santos Dumont em brincadeiras que terminaram com lanche compartilhado e bolo de chocolate.

As ações da Fundhas são voltadas a crianças e adolescentes e pautadas nos quatro pilares da Educação da Unesco (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer) distribuídos em campos de aprendizagem e áreas de conhecimento.

A Instituição

Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundação mantida pela Prefeitura de São José dos Campos contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens, que tiveram a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.

Atualmente, são atendidos 3.500 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, em atividades de lazer nas 14 unidades da Fundhas.

Além da Deca, a Fundhas tem a DE (Divisão de Empregabilidade), com quatro unidades, que é administrada pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) e oferece cursos de qualificação profissional.

Oficina de bombons para Páscoa
Data: 17/04/2019 - a partir das 9h