Escolas municipais recebem alimentos da Agricultura familiar
Atualizado em 16/04/2019 - 17:57
Início das aulas no Centro de Educação Infantil (Cedin) Profª Maria Aparecida Segolin Rezende, no Residencial Pinheirinho dos Palmares (região sudeste). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-04-2018.
Pesquisa da Indsat apontou que São José dos Campos manteve o “Alto Grau de Satisfação” em merenda escolar - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A partir desta terça-feira (16), 47 escolas da rede de ensino municipal começam a receber alimentos mais frescos, provenientes da agricultura familiar de produtores de diversas cidades do Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Santa Isabel.

Neste ano letivo, a Prefeitura de São José vai adquirir 117 mil quilos de alimentos produzidos por agricultores familiares para serem inseridos no cardápio da alimentação escolar, proporcionando assim hábitos alimentares mais saudáveis.

Segundo a equipe técnica de merenda escolar da Secretaria da Educação e Cidadania, o programa contribui ainda para o crescimento e desenvolvimento dos produtores rurais da região, garantindo a segurança alimentar dos alunos e respeitando as necessidades nutricionais por faixa etária durante todo o período letivo.

A iniciativa segue as normas estabelecidas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Os recursos para aquisição dos produtos são provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 

De acordo com a legislação, do total dos recursos repassados pelo FNDE, no mínimo 30% devem ser utilizados para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.

Merenda escolar de qualidade

A merenda escolar fornecida aos alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos é supervisionada por um setor específico, com nutricionistas e profissionais que elaboram o cardápio de acordo com as necessidades de cada faixa etária, atendendo às exigências nutricionais de cada fase da infância e da adolescência.

Além disso, as nutricionistas visitam as unidades escolares regulamente, no horário das refeições, para conversar com equipe técnica das escolas e com os alunos.

Essas visitas têm o objetivo de checar a qualidade das merendas, além de dar orientação e auxiliar na formação da equipe responsável pelo alimento servido aos alunos.

Pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao quarto trimestre de 2018, apontou que São José dos Campos manteve o “Alto Grau de Satisfação” em merenda escolar, ao alcançar 708 pontos.

No ranking estabelecido nesta edição, São José foi a única cidade a alcançar este patamar.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania