Animação marca primeira aula de tênis do Escola Ativa
Atualizado em 16/04/2019 - 16:43
PRIMEIRA AULA PRO TENNIS - 15-04-2019 - LUCAS CABRAL
Desenvolvido pela Prefeitura, Escola Ativa oferece atividades no contraturno das aulas regulares - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A noite desta segunda-feira (15) foi de novidade e aprendizado para cerca de 50 alunos da Emef Maria de Melo, no Parque Industrial, região sul de São José dos Campos.

Bolinha pra lá, bolinha pra cá, concentração e muita atenção às explicações realizadas pelo coordenador técnico do Instituto Pro Tennis, Marcelo Sandoval, na primeira aula de tênis do Programa Escola Ativa na unidade escolar. Os participantes têm entre 6 e 15 anos de idade.

A novidade agradou também aos pais dos estudantes. Rafael Soares, pai do aluno Pedro Henrique, do 5º ano destacou a participação da família, quando o assunto é atividade física.

“O incentivo da família é fundamental. Pedro me contou empolgado sobre as aulas. Ele já pratica basquete, essa é uma grande iniciativa", disse.

“A aula foi legal e divertida, não vejo a hora de voltar”, completou Pedro Henrique Soares.

Para a recepcionista Roberta Lanzeloti, a inclusão das aulas de tênis no Programa Escola Ativa representa uma grande conquista.

“Essa atividade é muito legal. Nunca imaginei que a minha filha teria acesso a aula de tênis. É um esporte considerado para uma classe mais elitizada. A Nicole já estava em busca de outra atividade. Ela já pratica balé e, agora, o tênis”, afirmou.

Quando questionada se gostou da atividade, Nicole contou que a primeira aula motivou um sonho, que agora está cada vez mais perto.

“A aula superou minhas expectativas. Quando comecei a jogar, imaginei como é a vida de uma jogadora profissional. Vou me esforçar bastante.”

A aula de tênis na Emef Maria de Melo é fruto de um acordo de cooperação da Prefeitura de São José dos Campos com o Instituto Pro Tennis para a implantação de aulas de tênis na rede de ensino municipal por meio do Programa Escola Ativa, coordenado pela Secretaria de Educação e Cidadania.

Formação

Diversas escolas de ensino fundamental recebem aulas de tênis durante as aulas de educação física.

Para ministrar a atividade, cerca de 120 professores de Educação Física, que atuam nas 47 escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José, receberam a formação “Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional”, realizado pelo Instituto Patrícia Medrado.

A esportista, expoente do tênis nacional, tendo ocupado a posição de número 1 do país por 11 anos consecutivos, entregou certificado aos educadores e materiais de tênis adaptados para o esporte escolar.

Escola Ativa

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o Escola Ativa oferece atividades no contraturno das aulas regulares, atendendo mais de 4.000 estudantes em 30 escolas do ensino fundamental com idade entre 6 a 15 anos.

Para participar do projeto os alunos devem apresentar bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos. As escolas participantes podem escolher entre futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, xadrez e ginástica rítmica.

O objetivo é que até os próximos dois anos todas as escolas sejam envolvidas, totalizando mais de 5.700 estudantes em treinamento.