Prefeitura conclui instalação de 770 lâmpadas LED no centro
Atualizado em 15/04/2019 - 15:48
INSTALACAO  LED RUA VILACA - 25-03-2019 - LUCAS CABRAL
Nova iluminação incluiu avenidas, travessas e ruas tradicionais do comércio do cento da cidade - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Quem passa pelo centro da cidade à noite já deve ter notado que as ruas, travessas e avenidas estão mais iluminadas. É que a Prefeitura concluiu a instalação de 770 lâmpadas de LED em 35 vias. A nova iluminação visa tornar mais seguro o deslocamento de pedestres, ciclistas e motoristas.

Só na avenida Nélson D'Ávila 232 lâmpadas de LED substituíram as antigas, reforçando a iluminação desde a entrada da cidade até o fim da via, no cruzamento com a avenida João Guilhermino. Na rua Quinze de Novembro, uma das mais antigas da cidade, foram trocadas 52 lâmpadas.

A iluminação também foi modernizada nas vias do entorno do calçadão da rua 7 de Setembro e do Mercadão, além de corredores de ônibus como as avenidas São José e Madre Teresa, na orla do Banhado, e ruas tradicionais do comércio. Entre elas, rua Rubião Júnior, Vilaça, Coronel José Monteiro entre outras.

A instalação das LEDs no centro da cidade teve início no dia 25 de março. O serviço foi coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e executado pela Urbam (Urbanizadora Municipal). Em várias vias, a troca ocorreu no período noturno para não atrapalhar o comércio e o trânsito local.

Projeto Iluminar

A nova iluminação pública do centro faz parte do projeto Iluminar, que prevê a instalação de 50 mil luminárias de LED até o final de 2020. Já foram instaladas 6.700 lâmpadas em bairros de toda a cidade. Entre abril e maio, está prevista a troca de mais 1.610 nas regiões sul e leste da cidade.

Com a implantação das lâmpadas econômicas de LED, a previsão é que a Prefeitura tenha uma economia de cerca de 40% com a energia elétrica. Além de mais econômicas, as luminárias são mais eficientes e modernas, com vida útil de cerca de 10 anos. As de vapor metálica têm duração média de quatro anos.

Total de lâmpadas de LED do centro

• Avenida Dr. Nélson D'Ávila: 232

• Rua Quinze de Novembro: 52