Programa Meu Pet Feliz já castrou 2.037 animais em São José
Atualizado em 13/04/2019 - 08:21
MULTIRAO CASTRACAO CCZ - 12-04-2019 - LUCAS CABRAL
Programa Meu Pet Feliz já está em sua terceira fase, com castração de 2.037 animais - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

O programa Meu Pet Feliz, da Prefeitura de São José dos Campos, chegou a 2.037 castrações de cães e gatos.

Apenas nesta semana, na quinta-feira (11) e na sexta (12), um total de 379 animais foram castrados pelas equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). 

Na próxima quarta-feira (17), haverá novo mutirão. A previsão é de que sejam atendidos 150 animais.

"Eu adoro. Sempre trazemos animais para serem castrados aqui no CCZ. Muito gratificante saber que tem um programa tão legal como este aqui em São José", disse a cuidadora de animais Mércia Alexandra Garcia Simões, 47 anos.

Moradora do distrito de São Francisco Xavier, ela levou nesta sexta (12) dois cães para serem castrados.

"O programa Meu Pet Feliz é muito importante e tem ajudado muito a população. Depender de cirurgia particular é complicado porque é difícil conseguir vaga", afirmou o produtor audiovisual Caio de Paulo Oliveira, 29 anos.

Saúde e bem-estar

O programa Meu Pet Feliz, lançado em agosto de 2018, já está em sua terceira fase.

Também são castrados animais inscritos por ONGs (Organizações Não Governamentais) registradas no CCZ e com tutores devidamente identificados pelas entidades.

Todos os tutores convocados para as castrações assinam o termo de responsabilidade se comprometendo a comparecer no CCZ na hora marcada e com a devida orientação sobre os cuidados com o pré e pós-operatório dos seus pets.

O programa tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além do controle populacional, o programa promove a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×