Praça no Jardim Aquarius é adotada por empresa parceira
Atualizado em 12/04/2019 - 16:29
Praça Deputado Ulisses Guimarães 12 04 2019
O programa Nossa Praça, da Prefeitura de São José, tem atualmente 33 áreas adotadas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

Um dos principais espaços de lazer da cidade, a praça Ulysses Guimarães, no Jardim Aquarius, zona oeste, foi adotada por uma empresa de São José dos Campos que aderiu ao programa Nossa Praça.

A manutenção do espaço será realizada em parceria da Prefeitura com a empresa de construção civil Horizonte Manutenções e Pinturas. Os serviços de poda de árvores, iluminação pública e conservação do passeio público continuam sendo executados pela Secretaria de Manutenção da Cidade. A capina das áreas verdes, a limpeza e a manutenção de equipamentos, como playground, bancos e academia ao livre ficam sob a responsabilidade da adotante. A contrapartida para a adotante é colocar placas, que seguem um padrão do programa, com a marca da empresa.

Com 40 mil m2, a praça é ocupada diariamente por famílias que levam os filhos pequenos para brincar, gente que pratica atividades físicas ao ar livre e pessoas que passeiam com seus pets.

O programa Nossa Praça tem atualmente 33 áreas adotadas, como as praças São João Bosco, na avenida João Guilhermino, e Fukuoka, no Urbanova. Entre as áreas já adotadas, também estão locais com grande fluxo de veículos e de pessoas, como o trevo do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica) e canteiros centrais de avenidas e corredores de ônibus da cidade.

Nossa Praça

O programa de adoção de áreas verdes existe desde 1997 (Lei Municipal 5.098). Em setembro de 2018, a Prefeitura criou novas regras instituídas pelo Decreto 17.964. Um dos principais avanços foi a inclusão de dez parques e sete poliesportivos para adoção.

As áreas também podem ser adotadas por pessoas físicas que, de forma espontânea, querem contribuir com a cidade e exercer a cidadania.

A nova legislação também permite que os adotantes proponham projetos inovadores para os espaços públicos sob a responsabilidade deles ou instalem equipamentos, como playgrounds, brinquedos e academias ao ar livre, entre outras benfeitorias que agregem benefícios para a população. Atualmente, existem cerca de 250 áreas para adoção.

Como participar

As informações sobre como participar do programa estão disponíveis no site da Prefeitura. As empresas ou pessoas físicas podem acessar o requerimento padrão para abertura de processo, consultar mapa georeferenciado da cidade e conferir a lista de documentos necessários.

Todas as propostas de adoção passam pela análise de uma Comissão de Gerenciamento. As parcerias podem ser revogadas a qualquer tempo por interesse do Município ou em razão do descumprimento das normas do programa, com a devida notificação ao adotante com antecedência mínima de 30 dias.

As propostas de adoção podem ser apresentadas no setor de Protocolo do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, ou nas regionais, de segunda a sexta, das 7h às 16h30.