Encontro aborda a importância das plantas alimentícias
Atualizado em 13/04/2019 - 09:25
Roda de conversa Pancs - beldroega, major Gomes e caruru...
Durante o evento, os participantes conheceram os benefícios das plantas alimentícias e puderam fazer a degustação de pratos elaborados com estes ingredientes - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Na manhã dessa sexta-feira (12) a Prefeitura de São José dos Campos promoveu no auditório da Casa do Café, no Parque da Cidade, uma roda de conversa sobre plantas alimentícias não convencionais (Panc’s).

Atividade foi realizada em conjunto pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que coordena o Programa Hortas Urbanas, e pela Secretaria de Saúde, que mantém um projeto de hortas comunitárias nas unidades básicas de saúde, aberto à comunidade.

O encontro teve a participação de cerca de 40 pessoas, entre moradores e representantes de UBS da cidade como Campo dos Alemães, Altos de Santana, Jardim Telespark e Jardim da Granja. A roda contou com uma palestra sobre as Panc’s Beldroega, Major Gomes e Caruru e trouxe orientações sobre alimentação saudável, benefícios nutricionais, além de degustação de alimentos produzidos com estas plantas e fornecimento de mudas.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Saúde, Elisabeth Bismarck, esse evento tem grande importância no sentido de divulgar os tipos de plantas alimentícias não convencionais.

“Elas são plantas rústicas que crescem espontaneamente e não precisam de agrotóxicos para crescer, então são muito saudáveis do ponto de vista de alimentação orgânica e ricas em nutrientes. Por isso é importante a população ter acesso a essa informação de forma completa, pegando e sentindo a planta na mão, assim ela pode identificar a planta em outras oportunidades além de fazer o consumo dela”, comentou Elisabeth.

No último final de semana o pavilhão Gaivota do Parque da Cidade recebeu o evento Science Days, promovido pelo Instituto Alpha Lumen, onde as duas secretarias municipais expuseram trabalhos explicando sobre cultivo de alimentos saudáveis e orgânicos em hortas domésticas, o retorno do consumo de plantas alimentícias não convencionais associada à alimentação saudável, além de orientações sobre a compostagem de resíduos orgânicos.

“O trabalho em conjunto das secretarias é de extrema importância e permite complementar e ampliar o alcance das nossas ações. A Seurbs traz informações sobre o cultivo de hortas em ambiente doméstico ou espaços comunitários e a Saúde traz as informações sobre os benefícios nutricionais, o potencial antioxidante e a importância da alimentação saudável. A parceria faz o projeto ser maior”, completou Elisabeth.

As rodas de conversa estão sendo realizadas mensalmente. A próxima está marcada para o dia 17 de maio, no auditório da Casa do Café no Parque da Cidade.

Panc's

As Panc's representam um grupo de hortaliças rústicas, que se desenvolvem bem em pequenos espaços, sem necessidade de uso de agrotóxico. Elas tinham seu consumo habitual dentro das organizações familiares, o que foi se perdendo com a modernização da indústria e da agricultura.

Com as Panc's tem-se resgatado o consumo destas hortaliças, valorizando a cultura e o conhecimento regional, além de permitir o acesso a alimentos orgânicos, de baixo custo e alto valor nutricional.

Hortas Urbanas

O programa Hortas Urbanas existe desde 2009 e é coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Além de incentivar o cultivo de alimentos naturais e a alimentação saudável, a atividade também proporciona o bem-estar físico e mental a partir do resgate do contato com a terra.

O núcleo de educação ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, localizado no Parque da Cidade, promove as oficinas de hortas e compostagem para diversos grupos organizados da comunidade como escolas, universidades, unidades de saúde básica, igrejas, empresas, órgãos públicos, grupos de idosos, associações de bairro, condomínios, entre outros.

Interessados nas atividades podem entrar em contato pelo telefone 3909-4500.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade