Estudantes realizam plantio de mudas no Jardim das Colinas
Atualizado em 02/04/2019 - 11:33
Obras do Arco da Inovação - Ponte Estaiada. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 27-02-2019
Jardim das Colinas ganhará pomar de mudas frutíferas da região - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta segunda-feira (1), às 15h, o plantio de árvores nativas e frutíferas no bairro Jardim das Colinas, na área verde localizada na avenida Eduardo Cury, próxima à via oeste.

O evento contará com a participação de alunos do colégio Poliedro, que realizarão o plantio 40 mudas de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado, tais como Araçá, Pitanga, Gabiroba, Araticum, Uvaia, entre outras.

O plantio desta segunda-feira dá sequência à programação da Semana da Água 2019 e faz parte do Programa Pomares Nativos Educativos. O programa promove a formação de bosques em diversos bairros da cidade, com o plantio de mudas frutíferas da região. O intuito é resgatar o contato da comunidade com frutas regionais típicas e educar as crianças sobre a importância dessas espécies.

O colégio Poliedro se engaja na iniciativa de plantio por meio do projeto “Viva Vidoca” desenvolvido pela escola. Essa ação foi iniciada por alunos e professores do ensino fundamental 2. O objetivo é colocar em prática ações de revitalização das margens do Ribeirão Vidoca, localizado no entorno do colégio. O projeto parte também do princípio da importância do ensino por meio da educação ambiental. Além disso, o projeto conta também com o apoio do Hospital viValle, que cuida do gramado no local e da manutenção de uma restauração florestal anexo ao novo pomar.

Semana da Água

A Semana da Água reúne uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O objetivo da programação, que segue até 4 de abril, é informar, mobilizar e engajar a sociedade no uso consciente da água e sua distribuição de forma justa, bem como em políticas públicas dedicadas à proteção e manutenção dos recursos hídricos.

Na quarta-feira (03), às 11h, acontece a entrega de um ECO-PEV (Ponto de entrega voluntário) no Distrito de São Francisco Xavier. Esta será a 14ª unidade de São José dos Campos. Abrindo o evento, às 10h, ocorre a soltura de 5 mil peixes no Rio do Peixe em parceria com a Cesp- Companhia Energética de São Paulo.

programação completa da Semana da Água está disponível no site da Prefeitura.