Escola reúne a comunidade para debater a prevenção ao bullying
29/09/2018 - 13:08
Emef Possidônio José de Freitas, no bairro Residencial Galo Branco. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 29-09-2018
Pais e alunos aproveitaram todas as atrações oferecidas à comunidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Emef Possidônio José de Freitas, no Galo Branco, região leste de São José dos Campos, abriu as portas à comunidade neste sábado (29) para abordar um tema importante na rotina escolar: a prevenção ao bullying.

Além da palestra, alunos, pais, professores e funcionários festejaram a chegada da primavera.

Reunidos no pátio da escola, adolescentes e pais acompanharam atentos às orientações e reflexões da palestra “Ser diferente é normal”, que foi ministrada por um psicólogo voluntário.

A atividade visa despertar nos estudantes o sentimento de respeito às diferenças, conscientizando e prevenindo comportamentos que possam resultar em bullying.

“Acho muito importante falar sobre bullyng aqui na escola. Abordar o assunto ajuda a informar as pessoas e pode evitar que pratiquem. É simples: pensar bem antes de fazer algo para o outro. Será que gostaríamos que fizessem conosco?”, questionou a aluna do 8º ano, Anna Carolyna Aparecida Barreto, de 13 anos.

A mensagem de respeito às diferenças também foi compartilhada por outros estudantes. Caso de Mathias Ferreira Borges, de 12 anos, do 6º ano. O garoto foi ao evento acompanhado pela mãe, a auxiliar de Departamento Pessoal, Michele Borges.

“Todos têm suas diferenças. Se a gente se limitar a olhar só o exterior, não vai conseguir enxergar o mais importante, que vem de dentro das pessoas”, destacou Michele.

“Respeito é bom para todos, pois todo mundo sai ganhando”, concordou Mathias.

Além da palestra, a manhã foi de música, arte e diversão, com apresentação do grupo Juliana e Banda, formado por uma professora da rede municipal de ensino.

Oficinas de brinquedos confeccionados por alunos dos anos iniciais e desfile dos estudantes com a temática da primavera completaram o sábado letivo.

Prevenção

A conscientização e prevenção de comportamentos que possam resultar em bullying é um tema tratado em todas as escolas de ensino fundamental da rede. O assunto é discutido em círculos interativos, palestras desenvolvidas pelas unidades escolares em parceria com a rede de apoio ou ONG’s e na própria sala de aula, com o auxílio dos professores.

As ações visam propagar valores humanos e a cidadania entre os estudantes, proporcionando a todos os alunos um ambiente saudável e acolhedor.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania