São José leva prêmio por atenção a pacientes com tuberculose
Atualizado em 28/09/2018 - 18:57
Entrega da UBS Resolve Bosque dos Eucaliptos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-09-2018
Unidades Básicas de Saúde realizam, periodicamente, ações de busca ativa para identificar casos suspeitos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu nesta quinta-feira (27) o Prêmio de Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose, em evento realizado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. A ideia é reconhecer as cidades que tiveram destaque no controle desta doença, com taxa de cura dos pacientes superior a 85%.

O prêmio foi entregue pela Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo durante o Fórum Estadual de Tuberculose, pelo reconhecimento do trabalho desempenhado pela Secretaria de Saúde da cidade na cura da doença.

São José aparece no grupo A da premiação, que compreende oito cidades premiadas – na faixa de 100 casos de tuberculose ou mais.

Atualmente, no município, 140 pacientes são acompanhadas pelos serviços públicos de saúde. Os pacientes com diagnóstico de tuberculose são acompanhados no Centro de Tratamento e Prevenção em Tisiologia, Dermatologia Sanitária e Lesões (CTP), da Prefeitura, com tratamento totalmente gratuito. A cura da doença dura, em média, seis meses e o tratamento não deve ser interrompido.

A doença

A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível, causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Koch. Ela pode causar lesões em qualquer parte do organismo humano, mas tem preferência pelos pulmões. O diagnóstico é simples e pode ser obtido nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Periodicamente, as Unidades Básicas de Saúde do município e as equipes da Estratégia de Saúde da Família realizam busca ativa para identificação de novos casos de pessoas com quadro suspeito de tuberculose.

O objetivo é identificar indivíduos que estão com tosse há mais de três semanas, e que possam ser portadores do bacilo da tuberculose sem conhecimento de seu diagnóstico e de sua condição de transmissor da doença.