São José faz ajustes finais no Museu Interativo de Ciências
Atualizado em 28/09/2018 - 19:24
Centro de Ciências. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 27-09-2018
Funcionário limpa janelas do Museu, na Vila Industrial, zona leste de São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

O Museu Interativo de Ciências, construído no complexo do Teatrão, na Vila Industrial, região leste de São José dos Campos, será entregue à população em outubro.

O espaço, que se chama ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casemiro Montenegro Filho’, é uma iniciativa pioneira no Vale do Paraíba. No local, haverá atividades e exposições sobre ciência e cultura.

Com instalações modernas, o museu segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo.

Os visitantes irão conhecer exposições permanentes com temas relacionados a física, eletricidade, biologia, fluídos e astronomia. No jardim externo também serão instalados equipamentos que remetem ao tema ciência.

Após ser entregue, o museu vai contribuir com a formação dos alunos da rede pública e privada da região.

Verba

Um convênio, assinado entre a Prefeitura e a Secretaria de Cultura de São Paulo, disponibilizou R$ 400 mil para a implantação do Museu.

O valor total do projeto é de quase R$ 800 mil, custo dividido entre o Governo do Estado e a Prefeitura. A licitação para a aquisição das instalações científicas foi realizada pela Secretaria de Educação e Cidadania.

A montagem dos equipamentos será iniciada nas primeiras semanas de outubro. Após a montagem de todo acervo, a ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casemiro Montenegro Filho’, será entregue à população.