Pacientes do Lucy Montoro participam de Oficina de Hortas
Atualizado em 28/09/2018 - 19:43
Parceria Regional leste 2 - SMC, SEURBS e comunidade. Foto: PMSJC
Pacientes aprenderam sobre o cultivo de hortaliças, ervas e temperos e constroem horta vertical - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Um grupo de 100 pessoas, entre pacientes e funcionários do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, na Vila Industrial, região leste de São José dos Campos, participou na última quinta-feira (27) de palestra e oficina do Programa Hortas Urbanas da Prefeitura de São José dos Campos.

Na palestra, os participantes receberam orientações sobre o cultivo de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços. O grupo também ouviu sobre o processo de compostagem de resíduos orgânicos, que gera um composto altamente nutritivo para o cultivo das plantas.

Durante a oficina, foi construída uma horta vertical na área de convivência da unidade, com o reaproveitamento de garrafas pet.

“A atividade foi muito positiva. Os pacientes gostaram bastante. Familiares e acompanhantes se envolveram e nós ficamos surpresos também com a adesão dos funcionários do Hospital. Todos queriam colocar a mão na terra e plantar sua mudinha”, contou o educador físico do Centro de Reabilitação, Edenilson Joares.

Para a educadora ambiental Elisa Farinha, a atividade de hortas é uma forma lúdica de transmitir diversos conceitos e despertar a consciência ambiental.

“Por meio das hortas, a gente fala de muitos assuntos e mostra a conexão entre saúde, meio ambiente e qualidade de vida”, destacou.

Hortas Urbanas

O Programa de Hortas Urbanas estimula a produção de alimentos em hortas domésticas adaptadas para casas e apartamentos, incentivando a alimentação saudável. O programa existe desde 2009 e é coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Em quintais amplos ou floreiras e vasos, as pessoas podem cultivar hortaliças, ervas, temperos para o dia a dia, além de sementes e brotos comestíveis. Além de alimentos nutritivos, a atividade também proporciona o bem-estar físico e mental a partir do resgate do contato com a terra.

O núcleo de educação ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, localizado no Parque da Cidade, promove as oficinas de hortas e compostagem para diversos grupos organizados da comunidade como escolas, universidades, unidades de saúde básica, igrejas, empresas, órgãos públicos, grupos de idosos, associações de bairro, condomínios, entre outros.

Interessados nas atividades podem entrar em contato pelo telefone 3909-4500.