Meu Pet Feliz faz mais 69 castrações, mas faltas seguem em alta
Atualizado em 28/09/2018 - 20:04
Castração de Cães e Gatos no CCZ  28 09 2018
Mais de 330 castrações já foram realizadas no programa Meu Pet Feliz - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Mais 69 animais inscritos no Programa Meu Pet Feliz foram castrados nesta sexta-feira (28) no Centro de Controle de Zoonoses. Foram convocados 120 tutores, todos com confirmação, no entanto, houve 51 faltas (abstenção de 42%).

Em pouco mais de um mês de programa, mais de 330 animais passaram por cirurgia, gratuitamente, no Centro de Controle de Zoonoses e nas clínicas veterinárias cadastradas pela Prefeitura de São José dos Campos.

Além da castração, o programa realiza a identificação destes animais, utilizando a microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

A coordenação do programa lamenta que o índice de faltas continue alto. Os tutores, que fizeram a inscrição pelo site da Prefeitura, são convocados, recebem as devidas orientações sobre o pré-operatório, fazem a confirmação, mas ainda faltam e não avisam o CCZ.

Comprometimento

A indiferença de alguns contrasta com o esforço de outros tutores em atenderem o chamado da Prefeitura. É o caso de Terezinha de Jesus Ferreira, que ontem não mediu esforços em contornar um contratempo que teve com o transporte para levar a cachorra Mimi até o CCZ.

Depois de contato prévio com o CCZ, ela conseguiu chegar a tempo para realizar o procedimento, sendo uma das últimas atendidas pela equipe de veterinários.

“Não consegui chegar para o agendamento com hora marcada, mas avisei com antecedência e a equipe do CCZ remarcou a cirurgia para o último horário. Só tenho que agradecer a atenção que eu recebi do CCZ, que entendeu o contratempo inesperado que enfrentei para levar a Mimi para a castração”, disse.

De acordo com o CCZ, a ausência injustificada prejudica quem está aguardando na fila e a produtividade das clínicas conveniadas, que mantêm suas equipes de veterinários prontas para o atendimento.

Os tutores convocados que não comparecem com o animal para a castração perdem a vez e só poderão ser chamados novamente depois de 120 dias.

Além do e-mail informando a data e o horário das cirurgias, o CCZ liga para os tutores para confirmar o recebimento, esclarece e tira todas as dúvidas sobre o pré-operatório dos animais.

O programa Meu Pet Feliz tem o objetivo de estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

As castrações continuam até que os primeiros 1.500 inscritos no programa sejam chamados. As inscrições voltam a ser abertas pelo site da Prefeitura assim que esta primeira etapa for concluída. A previsão é que a reabertura ocorra em meados de outubro. O programa prevê 5.000 castrações em um ano.