Educadores de São José recebem formação sobre leitura digital
28/09/2018 - 11:19
Educadores participam de curso sobre uso de livro digital em sala. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 27-09-2018
Aluna Dominique Pereira, do 4º ano da Emef Elizabete de Paula Honorato, leu 49 títulos na plataforma - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 200 educadores participaram nesta quinta-feira (27), no Cefe (Centro de Formação do Educador), de uma formação sobre o uso plataforma digital de leitura. 

A ferramenta disponibiliza mais de 12 mil livros gratuitamente aos estudantes da rede de ensino municipal.

A plataforma “Árvore de Livros” vai beneficiar mais de 42 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Os participantes receberam orientações sobre uso da ferramenta, download de livros e todos os benefícios oferecidos.

Além de recomendar títulos e traçar atividades com base nas leituras feitas pelos alunos, os professores terão acesso a um relatório gerado pela própria plataforma, com dados sobre o desempenho e a evolução dos estudantes.

Para técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, a adesão ao programa amplia o contato dos alunos com a leitura e aprimora as atividades educativas em sala de aula.

“É um projeto muito interessante de incentivo à leitura. Infelizmente, alguns alunos não têm o hábito de leitura em casa. Essa plataforma digital facilita o acesso”, disse a professora Suelen Guimarães Goulart, da Emef Elizabete de Paula Honorato, localizada no Jardim Mariana 1 (região leste).

Para a educadora Cristina da Silva Oliveira, a plataforma digital contribui bastante com as lições ministradas em sala de aula. “Essa ferramenta gera um valor ainda maior para o aprendizado, contribuindo com o aperfeiçoamento da leitura e repertório”, afirmou.

Na próxima semana, outros 250 educadores também irão fazer o treinamento. A gestão da plataforma conta ainda apoio do Ledi (Laboratório de Educação Digital e Interativa).

Depoimento

Destaque em 2017 como leitora mais assídua da “Árvore de Livros”, a aluna Dominique Pereira, do 4º ano da Emef Elizabete de Paula Honorato, leu 49 títulos na plataforma. Tudo isso em três meses. A estudante de 10 anos, por conta disso, foi repórter por um dia no Bett Educar.

O Bett Educar é considerado o maior evento de educação da América Latina, com diversas inovações no setor educacional. São estandes, palestras e fóruns com profissionais da área, apresentando desde conteúdos pedagógicos, experiências tecnológicas até macrotendências para a educação de hoje e do futuro.

“Gosto muito de ler. Quando eu comecei a usar a plataforma, fiquei muito feliz. Isso ajudou no meu desempenho, na fala e na escrita. Quando lemos e prestamos atenção na história, entramos naquela realidade, imaginando como são os personagens”, finalizou a estudante.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania