Ciclo de palestras orienta idosos sobre os cuidados com a saúde
Atualizado em 28/09/2018 - 11:02
Viver a Melhor Idade
Objetivo foi orientar as pessoas acima dos 60 anos - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira, no Hospital de Clínicas Sul, mais um ciclo de palestras do programa “Viver a Melhor Idade sem Traumas”.

O objetivo foi orientar as pessoas acima dos 60 anos sobre os riscos de quedas, acidentes domésticos, traumas, cuidados nas ruas, entre outros assuntos de prevenção, para que tenham melhor qualidade de vida.

Cuidados com os tapetes, a retirada do excesso de objetos do meio do caminho, a colocação de barras para que o idoso possa se segurar dentro do box do banheiro e uma iluminação adequada na residência são algumas providências simples que podem ser tomadas e que foram abordadas na palestra do médico Danilo Stanzani Júnior e da enfermeira Viviane Santos.

A alimentação saudável também foi tema com as nutricionistas Mariana Godoy, da Casa do Idoso Norte e a Samanta Kiss, da Casa do Idoso Leste, que explicaram sobre a preparação de uma dieta saudável, com alimentos e vitaminas adequados para o bom funcionamento do organismo.

No encontro desta sexta-feira (28) foram abordados os seguintes temas: “A importância do esporte e da atividade física no processo de envelhecimento”, com a educadora física Aline Neves, da Casa do Idoso Centro; “A terapia ocupacional e o processo de envelhecimento”, com a terapeuta ocupacional da Casa do Idoso Centro, Marcelle Dionísio e “Idoso e a mobilidade urbana”, com o agente de trânsito José Sandoval.

Programa

O programa teve início em outubro de 2017 de forma integrada entre várias secretarias da Prefeitura como Saúde, Educação, Esportes, Apoio Social ao Cidadão, Mobilidade Urbana e Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Profissionais de todas essas pastas estão mobilizados para orientar àqueles que já passaram dos 60 anos, sobre os cuidados para evitar acidentes e viver melhor.

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, São José conta com uma população de mais de 60 mil pessoas acima dos 60 anos.