Decolar estimula alunos com potencial acima da média
Atualizado em 27/09/2018 - 19:28
Alunos do Projeto Decolar durante aula de modelagem 3D. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 27-09-2018
Alunos do Decolar durante aula do programa; estimativa é que, em quatro anos, cerca de 500 adolescentes da rede de ensino municipal sejam atendidos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Um grupo de 85 alunos do 6º ano do ensino fundamental, de 43 escolas municipais de São José dos Campos, tem sido atendido pelo Decolar, Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento.

Durante os encontros, ocorridos no contraturno das aulas, em locais próximo à escola de origem, os adolescentes participam de intervenções educativas nas áreas de astronomia, inglês, espanhol, histórias, biologia, química, japonês, culinária, robótica, matemática, pintura em tela, engenharia, teatro, circo, dança, teclado e violão.

O programa visa identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede municipal.

Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede durante três anos (3º,4ºe 5º anos). Após esse período, passam por uma análise de dados e observação pela equipe de especialistas do programa.

Pesquisas apontam que 3% da população é dotada de capacidade elevada. A estimativa é que, em quatro anos, cerca de 500 alunos da rede de ensino municipal sejam atendidos pelo Decolar.

Voluntários

A equipe que compõe o Programa Decolar passa por diversas formações. São palestras, cursos e seminários.

Além do time de professores facilitadores, equipe pedagógica e parceria com as famílias das crianças e adolescentes, o Decolar conta também com 28 voluntários selecionados a partir de um edital de chamamento.

Metodologia

O programa se baseia na Metodologia Cedet (Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento), desenvolvida pela PhD Zenita Guenther, cujo trabalho é realizado há mais de 20 anos pelo Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento de Lavras (MG). A educadora pesquisa o assunto há mais de 40 anos e tem trabalhos e pesquisas reconhecidos nacional e internacionalmente.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×