Projeto humaniza atendimento na UTI do Hospital Municipal
Atualizado em 26/09/2018 - 15:01
Saúde
Projeto 'Quem Sou Eu' foi implantado na UTI do Hospital Municipal para ajudar na recuperação dos pacientes - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Uma iniciativa do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence está aprimorando a assistência qualificada e humanizada aos pacientes da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto.

Trata-se do projeto “Quem Sou Eu”, realizado na unidade há quatro meses e que consiste em conhecer as pessoas que estão internadas em situação grave, muitas vezes impossibilitadas de se comunicar e se fazer reconhecer.

Desde dezembro de 2017, o Hospital Municipal está inserido no projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, o IHI (Institute for Healthcare Improvement) e cinco hospitais de excelência.

Um dos objetivos do projeto, que conta com a participação de outros 119 hospitais espalhados pelo Brasil, é reduzir as infecções em UTIs e promover a evolução do cuidado atual oferecido pelas instituições para o cuidado centrado no paciente.

Dentro desse objetivo, há oito meses, o HMJCF passou a permitir a presença de acompanhantes na UTI por um período de oito horas, das 12h às 20h, diariamente. E foi neste contexto que surgiu o projeto “Quem Sou Eu”.

O maior objetivo desse projeto é conhecer o que importa para o paciente. Para o hospital, saber o que é importante em sua vida possibilita atuar de modo coerente e que vai ao encontro do esperado, tanto por ele como por seus familiares.

Com o cuidado mais humanizado, muitas vezes se consegue atender a desejos e vontades que contribuem para a recuperação do paciente.

Ficha

Por meio do “Quem sou eu”, uma ficha com as informações pessoais do paciente é afixada ao lado do seu leito, podendo ser preenchida pelo mesmo (quando se encontra consciente) ou por um familiar.

A ficha vai conter campos como: nome e apelido, local de nascimento, estado civil, profissão, religião, filhos, animais de estimação, gostos e preferências. O preenchimento é livre e há auxílio da psicóloga do setor caso haja alguma dúvida.

Assim, bolos caseiros, fotos de família, ter contato com familiares menores de idade por alguns momentos fora da UTI, sair ao ar livre e até fazer carinho em animais selecionados fazem parte da rotina da UTI do hospital.

Todas as ações são previamente discutidas pelos profissionais envolvidos no cuidado e realizadas de acordo com as regras de qualidade e segurança da instituição.

O projeto cria uma relação de empatia entre a equipe e os pacientes, contribuindo para a recuperação e ajudando a reduzir o sofrimento psicológico associado à internação hospitalar.

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence é uma unidade da Prefeitura de São José dos Campos administrada em parceria com a SPDM – Associação para o Desenvolvimento da Medicina.