Alunos da Fundhas participam de ação especial na Biblioteca
Atualizado em 26/09/2018 - 19:16
Um grupo de 15 crianças da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participou de uma ação especial na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo na tarde desta quarta-feira (26). A atividade incluiu visita pelos espaços e revitalização do jardim interno, com plantio de flores e folhagens ornamentais. A proposta é florir o local em plena primavera, uma homenagem à biblioteca que em outubro completa 50 anos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 26-09-2018
Biblioteca completa 50 anos em outubro e, como forma de homenagem, grupo de alunos participou do plantio de mudas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Fundhas

A tarde de primavera, nesta quarta-feira (26), foi de troca de conhecimento para alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) que visitaram a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo em uma atividade especial. Os estudantes, com idades entre 8 e 12 anos, fizeram um tour pelo local e participaram da revitalização do jardim interno.

Às vésperas do aniversário de 50 anos da biblioteca, em outubro, crianças e adolescentes fizeram uma homenagem ao patrimônio da cidade. O grupo participou do plantio de folhagens ornamentais, flores e mudas de morango no jardim.

Todos puderam colocar em prática as lições que o educador de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Celso Lopes Fernandes, ensina na unidade Jorge Alegre (centro).

Os alunos também praticam essa atividade na própria unidade, em espaços abertos como a horta e o jardim.

“Eles são muito participativos. Vieram animados conhecer a biblioteca e participar desta atividade. Trazê-los aqui é importante para reforçarmos o valor e o incentivo à leitura”, contou o educador.

Experiência

Alguns participantes estavam pela primeira vez no local. Após o tour entre enormes prateleiras repletas de livros e salas de leitura, os estudantes deixaram uma marca carinhosa no jardim, entre pedregulhos, terra e mudas.

“É muito ‘da hora’ estar aqui, estou feliz. Essa é a primeira vez que venho à biblioteca. Gostei de ver todos os livros organizados nas estantes. O jardim é importante porque faz bem para nós e para a natureza”, afirmou Monique Caroline Araújo da Silva, de 8 anos.

Admirada com o prédio, a menina espera que o jardim floresça cada vez mais e que muitas pessoas visitem o local. “Minha mãe sempre vem ao centro fazer compras. Qualquer dia vou trazê-la aqui”, completou.

A visita foi especial também para Matheus Correa de Camargo Castro, de 12 anos. Depois de conhecer tantos títulos de literatura infanto-juvenil, quer em aumentar a prática da leitura.

“O que mais gosto na Fundhas são as aulas de educação ambiental. Eu me sinto conectado com a natureza. Não temos vida sem ela. Esta atividade é legal porque deixa o lugar bonito e agradável”, opinou.

Para a equipe gestora da biblioteca, a atividade no jardim é um exemplo do carinho e do conhecimento aplicado na prática pelas crianças que, a cada visita, “renovam a energia” do local.

Sustentabilidade

O eixo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é uma das áreas de conhecimento que a Fundhas, mantida pela Prefeitura, aborda na formação de seus atendidos.

O objetivo é oferecer conhecimentos que promovam a transformação de hábitos e atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente, preservação, consumo consciente e qualidade de vida.

A Biblioteca

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo oferece, além de empréstimos de livros, oficinas, cursos e atividades voltadas para o incentivo à leitura, como exposições e visitas monitoradas.

O local possui acervo com mais de 60 mil títulos e recebe cerca de 4.000 visitantes por mês. A biblioteca está localizada na rua XV de Novembro, 99, no centro. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45.