Voluntários participam de mutirão de limpeza e plantio de árvores
Atualizado em 25/09/2018 - 18:30
Semana da Árvore  plantios realizados na escola municipal 25 09 2018
Alunos da escola municipal Elizabete de Paula Honorato participam de plantio na Semana da Árvore - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

As atividades da Semana da Árvore, em São José dos Campos, prosseguem nesta quarta-feira (26) com o mutirão de limpeza e plantio de árvores na APP (Área de Preservação Permanente) da nascente que contribui para a formação do córrego Alambari.

A semana especial, em comemoração ao Dia da Árvore, ocorrida em 21 de setembro, reúne uma série de ações de conscientização e preservação em parceria com a comunidade. A programação segue até sexta-feira (28).

O mutirão desta quarta (26) acontece em parceria com a comunidade do Campos de São José e do Projeto Ecomuseu+.

Esta é uma das 33 nascentes situadas em área pública urbana que está recebendo cuidados para recomposição de sua mata ciliar, por meio do Programa Revitalização de Nascentes.

Pomares

Na quinta-feira (27), às 10h, o recém-criado Parque Municipal de São Francisco Xavier recebe a implantação do terceiro pomar do Projeto Pomares Nativos Educativos, com o plantio de 35 mudas de árvores frutíferas típicas da nossa região.

O programa visa constituir na região urbana pomares de árvores frutíferas nativas, típicas do bioma local, resgatando o contato da comunidade com frutas da nossa região e educando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local.

No último sábado (22), o Jardim Esplanada, na região central, também recebeu o plantio do segundo pomar de espécies nativas, em uma área verde situada entre a avenida São João e a praça Nossa Senhora de Fátima.  O primeiro pomar foi implantado na Praça Dolores Santos Ribeiro, no Jardim Satélite.

Comunidade Escolar

As escolas também estão recebendo atividades especiais durante a Semana da Árvore, envolvendo professores e alunos em plantios e palestras. Para muitas crianças e jovens, esta é a primeira experiência de plantar uma árvore.

As atividades da Semana da Ávore são coordenadas pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com apoio operacional da Secretaria de Manutenção da Cidade.