Vista Verde recebe audiência do Plano Diretor nesta terça
Atualizado em 25/09/2018 - 19:47
Audiência do Plano Diretor na Casa do Idoso Norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-09-2018
Na noite desta segunda-feira (24), a audiência foi realizada na Casa do Idoso Norte; evento recebeu mais de 60 pessoas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A região leste de São José dos Campos sedia nesta terça-feira (25) a sexta audiência pública para discutir o projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do município. O encontro, às 18h45, acontece na Casa do Idoso Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde).

Na noite desta segunda-feira (24), a audiência foi realizada na Casa do Idoso Norte. Mais de 60 moradores da região participaram ativamente das discussões.

O ciclo de audiências públicas dá continuidade ao processo de participação popular para receber as contribuições dos cidadãos. Desde a última semana, as audiências já passaram pelas regiões sul, oeste, sudeste e zona rural.

Nesta quarta-feira (26), o evento será no Distrito de São Francisco Xavier, às 18h45, na Emef Mercedes Rachid Edwards (Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19.251).

As diretrizes e estratégias de desenvolvimento sustentável que formam o Plano Diretor foram elaboradas a partir de um amplo processo de participação social.

Durante as oficinas comunitárias, em 2017, a comunidade participou da análise dos problemas, oportunidades e prioridades de cada região, que resultaram no diagnóstico do município.

Posteriormente, as diretrizes e propostas foram debatidas com a comunidade em uma série de fóruns de discussão, em maio deste ano, e consolidadas em um encontro final no mês de agosto. Estes eventos envolveram mais de 2 mil participações de cidadãos.

Toda a metodologia de trabalho vem sendo desenvolvida em conjunto com o conselho gestor, colegiado formado por representantes de diversos segmentos da sociedade e do poder público.

Na quinta-feira (27), encerrando o ciclo de audiências públicas, o encontro será na Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro).

Plano Diretor

O Plano Diretor (Lei Complementar Municipal 306/2006) organiza o desenvolvimento e funcionamento do município. Vale para toda a cidade, zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001).

Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista a melhoria das condições de vida da população.

minuta do projeto de lei, bem como seus anexos, estão disponíveis para consulta no portal do Plano Diretor.

Próximas audiências

25/09/2018 (terça-feira)