São José incentiva agricultura familiar e garante qualidade da merenda
Atualizado em 25/09/2018 - 19:09
Início das aulas no Centro de Educação Infantil (Cedin) Profª Maria Aparecida Segolin Rezende, no Residencial Pinheirinho dos Palmares (região sudeste). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-04-2018.
Crianças durante horário da merenda na creche do Pinheirinho dos Palmares, região sudeste de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, vai adquirir alimentos produzidos por agricultores familiares e empreendedores rurais locais. O objetivo é atender às necessidades da merenda escolar no município. O volume de compras para este ano gira em torno de 200 mil quilos.

Tomate, abobrinha, banana prata, alface, brócolis e couve são alguns dos itens a serem comprados. As frutas, verduras e legumes serão distribuídos nas unidades escolares em cumprimento do cardápio elaborado pelas nutricionistas da Secretaria da Educação e Cidadania.

Os produtores interessados em fornecer devem protocolar envelope com toda documentação exigida no site da Prefeitura, até 14h de 11 de outubro de 2018, no Departamento de Apoio de Gestão da Secretaria de Educação e Cidadania (Rua Professor Felício Savastano, 240, Vila Industrial).

Segundo a equipe técnica da Secretaria da Educação e Cidadania, o programa tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dos produtores rurais da região, garantindo a segurança alimentar dos alunos e respeitando as necessidades nutricionais por faixa etária durante todo o período letivo.

Padrão

A chamada pública segue as normas estabelecidas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Os recursos para aquisição dos produtos são provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

De acordo com a legislação, do total dos recursos repassados pelo FNDE, no mínimo 30% devem ser utilizados para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.