Colecionadores de camisas levam raridades ao Museu de Esportes
22/09/2018 - 16:58
Encontro de Colecionadores de Camisas  Museu do Esporte  22 09 2018
Colecionadores orgulhosos de seus times levaram camisas e camisetas que relembram antigas conquistas do esporte da cidade e do país - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Museu de Esportes da Prefeitura de São José dos Campos realizou neste sábado (22), o 1º Encontro de Colecionadores de Camisas. O objetivo do evento foi resgatar a memória esportiva da cidade e região por meio das coleções de camisas de clubes de futebol e de outros esportes.

Torcedores apaixonados, a maioria dos colecionadores participantes era formada por torcedores do São José Esporte Clube, a “Águia do Vale”. Muitas camisas, de várias épocas do clube, foram levadas ao museu, estimulando conversas sobre a história do time mais tradicional da cidade.

O auxiliar administrativo Lucas Barbosa, morador na Vila Jussara, mesmo bairro da região central onde se localiza o Estádio Martins Pereira, em que está sediado o museu, possui uma coleção formada por “entre 80 e 100 camisas, nem sei direito”. Ele compareceu ao encontro levando, entre outras peças, a sua maior raridade. “É uma camisa da Águia de 1989, ano em que o time foi vice-campeão paulista”, explica orgulhoso.

A coleção de Lucas teve início há dez anos. A primeira peça foi uma camisa do Palmeiras. Desde então a coleção foi sendo ampliada com peças do São José e da seleção brasileira de futebol. Declarando-se torcedor “principal” do São José, Lucas diz estar animado com o time deste ano. “É uma campanha bem regular e espero que desta vez a gente consiga o acesso.”

Relíquias

Jorge Henrique de Oliveira tem passagem como dirigente por vários clubes da cidade, de futebol e basquete. Atual diretor de esportes da Associação Atlética Santana do Paraíba, ele é um dos maiores doadores de acervo para o museu.

“No final de 1998, quando era presidente do Santana, fiz a doação dos troféus históricos do clube para o museu, que só iria ser criado no ano seguinte”, conta. Um desses troféus é o de campeão do futebol amador de São José em 1938, uma relíquia.

Jorge reuniu ao longo da vida camisas de futebol, mas também dos antigos times de basquete do Tênis Clube e da seleção brasileira da modalidade.

A camisa mais preciosa do seu acervo, já doada ao museu, é uma da Águia de 1979 com os autógrafos de todos os jogadores do forte time daquele ano. A camisa está conservada com todo cuidado no museu, sendo manuseada com luvas pelo coordenador Djalma Penha.

Depois de relembrar os bons momentos do esporte de São José com os presentes ao encontro de colecionadores, Jorge posou para uma foto ao lado de outra de suas doações, a camiseta número 13 usada pelo armador Nilo, um dos destaques do basquete joseense nos anos 80.

Visitas

O Museu de Esportes da cidade foi criado pela Prefeitura em 1999. Inicialmente, teve sua sede ao lado da Casa do Jovem (região norte). Em seguida, ocupou o prédio antigo da Câmara Municipal, na praça Afonso Pena, na área mais central da cidade. Hoje, está acolhido em instalações modernas e confortáveis dentro do Estádio Martins Pereira, que pertence ao município.

O museu abriga troféus, uniformes, fotos e outros objetos que mostram momentos gloriosos do esporte na cidade. Entre eles, a bola com que foi marcado o primeiro gol de um atleta do São José – Dias – após a inauguração do estádio, o troféu de campeão mundial do time feminino de futebol do São José e o de campeão paulista de basquete conquistado pela equipe do Tênis, que tinha entre seus destaques Ubiratan, Carioquinha e Zé Geraldo, entre outros craques, além do técnico Edvar Simões.

Aberto todos os dias úteis da semana, o museu oferece a opção de visitas monitoradas para grupos de estudantes, idosos e de outras entidades. O certo é que uma ida ao Museu de Esportes é certeza de momentos de emoção e diversão em contato com as maiores conquistas de atletas e clubes da cidade.

Serviço

Museu de Esportes

- Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340 – Jardim Jussara. Procurar o portão 2 do Estádio Martins Pereira.

- Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h.

- Site: www.museudeesportes.sjc.sp.gov.br

- Marcação de visitas monitoradas: 12 3921-4112

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida