Plantio de árvores mobiliza crianças e jovens na região oeste
Atualizado em 21/09/2018 - 19:43
Início da implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana, com o plantio de 200 mudas de árvore na Praça Ulisses Guimarães e vias públicas do entorno, no Jardim Aquarius. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 21-09-2018
Ação marcou o início da implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Dia da Árvore, nesta sexta-feira (21), foi comemorado em grande estilo por estudantes e voluntários de São José dos Campos. Os jovens participaram da mobilização para o plantio de árvores no entorno da Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius (região oeste).

A iniciativa faz parte da programação da Semana da Árvore 2018. A programação completa está disponível aqui.

O evento contou com a participação de voluntários do Colégio Objetivo Aquarius, Escoteiros Santos Dumont, Colégio Univap Aquarius e Grupo BorArborizar.

A ação marcou o início da implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana, que prevê metas anuais para ampliar a vegetação arbórea no município. O Plano contempla o plantio de 50 mil árvores nos próximos 12 anos.

“Para os adolescentes, a experiência de plantar árvore pela primeira vez foi fantástica”, destacou o coordenador do grupo de escoteiros do ar Santos Dumont, Rudner Queiroz.

Experiência

Danilo Krauss, 16 anos, foi um dos jovens que aprenderam com o plantio. “Gostei bastante de participar e conhecer mais sobre a função das árvores. Agora, vamos acompanhar o crescimento delas aos fins de semana. Ficarei feliz em ver a cidade cada vez mais arborizada”, destacou.

Arborização urbana foi o tema do projeto de um grupo de alunos do Colégio Objetivo, que procurou a Prefeitura para que pudessem contribuir com os plantios na região.

“Nós queríamos ajudar de alguma forma. Procuramos a Prefeitura, pesquisamos, pegamos materiais de conscientização e divulgamos aqui no bairro”, contou o estudante Estevão Lelis, 14 anos.

“Quando mudei para cá, fiquei feliz em saber que estamos em uma cidade com muitos parques e áreas verdes. Mas precisamos aumentar a quantidade de árvores nesta praça e em outras áreas do bairro”, completou.

Para o auxiliar de serviços gerais da equipe de áreas verdes, Daniel Vital, 58 anos, o trabalho teve um gosto especial.

“A gente acompanha essas ações no Dia da Árvore há alguns anos. É muito bom, porque é um dia de troca, de conhecer as crianças, tirar dúvidas. Precisamos de mais ações de conscientização para que as pessoas preservem as árvores que estamos plantando.”

Pomares Nativos

Neste sábado (22), às 9h, começa a implantação do 2º Bosque do Projeto Pomares Nativos Educativos, em área verde do Jardim Esplanada, centro de São José. Haverá o plantio de 39 espécies frutíferas. O ponto de encontro será na praça Nossa Senhora de Fátima.

O programa visa constituir na região urbana pomares de árvores frutíferas nativas, típicas do bioma local, resgatando o contato da comunidade com frutas da nossa região e educando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local. A ação conta com a participação de voluntários da comunidade.

Semana da Árvore

A Semana da Árvore reúne uma série de ações de conscientização e preservação em parceria com a comunidade. As atividades acontecem até o próximo dia 28 de setembro e são coordenadas pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com apoio operacional da Secretaria de Manutenção da Cidade.

Sábado, 22 de setembro
8h às 12h
Evento de Sustentabilidade da Secretaria de Educação voltado para educadores e funcionários dos Cedins (Centros de Educação Infantil) e Cecois (Centros Comunitários de Convivência Infantil). Haverá palestra e plantio de árvores no jardim da unidade Pinheirinho dos Palmares. O encontro acontece no Cedin Maria Aparecida Segolin de Rezende (Rua Rodolfo Castelli, 4025).

Sábado, 22 de setembro
9h
Início a implantação do 2º Bosque do Projeto Pomares Nativos Educativos em área verde do Esplanada com o plantio de 39 espécies frutíferas. O primeiro pomar foi implantado no Jardim Satélite. O programa visa constituir na região urbana pomares de árvores frutíferas nativas, típicas do bioma local, resgatando o contato da comunidade com frutas da nossa região e educando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local.

Segunda-feira, 24 de setembro
8h30 às 10h
Alunos da Escola Estadual Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos (Rua dos Carvalhos nº 30 - Jd. das Indústrias) participam de palestra e plantio de árvores.

Terça-feira, 25 de setembro
9h às 11h
Os plantios serão na EMEF Elisabete de Paula Honorato (Aurélio Portilho Castelano 124 - Jardim Mariana 1).

Quarta-feira, 26 de setembro
Mutirão de limpeza e plantio de árvores na APP (Área de Preservação Permanente) da nascente que contribui para a formação do córrego Alambari, afluente do Rio Paraíba do Sul. Evento envolve a comunidade do Campos de São José e do Projeto Ecomuseu+. Esta é uma das 33 nascentes situadas em área pública urbana que está recebendo cuidados para recomposição de sua mata ciliar, por meio do Programa Revitalização de Nascentes.

Quinta-feira, 27 de setembro
10h
O recém-criado Parque Municipal de São Francisco Xavier recebe o Projeto Pomares Nativos Educativos com o plantio de 35 mudas de árvores frutíferas típicas da nossa região. A ação também conta com a participação de voluntários da comunidade. O Parque fica na rua XV de novembro, 1051, São Francisco Xavier.

Sexta-feira, 28 de setembro
9h
Crianças da Emei Olga Franco Custódio (avenida das Rosas, 232, Jardim Motorama) também vão plantar mudas de árvores no jardim da escola.