Jogos Escolares Paradesportivos começam neste sábado
Atualizado em 21/09/2018 - 19:30
A atração vai contar com alunos de 11 escolas de ensino fundamental da rede, duas modalidades farão parte dos jogos: bocha adaptada e voleibol sentado, as modalidades foram escolhidas estrategicamente para atender um número maior de alunos
Apresentação de dança marca a abertura do evento e contará com parceria feita com o Instituto Athlon - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A primeira edição do Jogos Escolares Paradesportivos começa neste sábado (22), às 8h30, no Centro da Juventude, região sul de São José dos Campos. O evento esportivo, organizado pela Secretaria de Educação e Cidadania, é voltado para alunos com deficiência da rede de ensino municipal.

A atração vai contar com estudantes de 11 escolas de ensino fundamental. Duas modalidades farão parte dos Jogos: bocha adaptada e voleibol sentado. Ambas foram escolhidas estrategicamente para atender um número maior de alunos.

A abertura será feita por meio de uma apresentação de dança de membros da Asin (Associação Síndrome de Down) e contará também com a parceria feita com o Instituto Athlon, que ajudará com equipamentos e arbitragem, assessorando as modalidades.

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, a realização dos Jogos Escolares Paradesportivos tem o objetivo de oportunizar aos alunos com deficiência da rede a vivência de um torneio com modalidades Paralímpicas.

Ao fim do evento, todos os alunos inscritos receberão uma medalha de participação. A comunidade está convidada a participar da competição como espectadora.

Data

Em 22 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A data visa homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência.

Os atletas paralímpicos são aqueles que apresentam algum tipo de deficiência e que participam dos Jogos Paralímpicos, uma versão dos Jogos Olímpicos com modalidades adaptadas para esportistas com necessidades especiais.

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. Esta data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

Serviço

Primeira edição dos Jogos Escolares Paradesportivos
Data:22/09/2018
Local: Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto, 131 – Jd. América
Horário: 8h


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×