Evento de Lian Gong reúne adeptos no Vicentina Aranha
Atualizado em 21/09/2018 - 17:51
Lian Gong no Vicentina Aranha 21 09 2018
A aula aberta realizada na manhã desta sexta-feira no Vicentina Aranha reuniu 30 grupos de lian gong - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O 4º Encontro de Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa Lian Gong em 18 terapias, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, na manhã desta sexta-feira (21), movimentou o Espaço Bambuzal do Parque Vicentina Aranha, reunindo mais de 30 grupos de adeptos da prática de diversas Unidades Básicas de Saúde e Casas do Idoso.

O encontro contou com a presença especial da professora Maria Lúcia Lee, responsável pela introdução do Lian Gong no Brasil e Maristela Botelho, árbitra juramentada da prática, que realizou uma aula aberta onde demonstrou os exercícios que compõem as 18 terapias. O evento também teve a apresentação de grupos das Casas do Idoso e de uma dança mitológica da China, liderada pelo mestre Lee Wah.

A coordenadora do Programa de Práticas Integrativas da Prefeitura, Maria de Fátima Nagata, considera que o evento proporciona vivências sobre a prática com a população em geral, estimulando a integração dos grupos já existentes nas unidades de saúde. Além disso, segundo ela, o Lian Gong oferta uma mudança gradual no estilo de vida.

Desde 2012, o município incentiva a prática do Lian Gong nas UBSs e nas Casas do Idoso, como forma de combater as dores e promover a saúde. Atualmente, a cidade tem grupos presentes em 93% das Unidades Básicas de Saúde e cerca de 2.700 usuários de todas as regiões da cidade são beneficiados. Em menos de um ano, houve ampliação de 20% no atendimento.