Curso em São José discute gestão de risco e desastres naturais
Atualizado em 21/09/2018 - 18:03
Painel do CEMADEM  21 08 2018
A primeira parte do curso acontece na sede do Cemaden, no Parque Tecnológico de São José - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

O Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e a Defesa Civil de São José dos Campos realizam, entre segunda (24) e quinta-feira (27), o Curso de Capacitação Cemaden – Defesas Civis. A atividade tem o objetivo de promover um intercâmbio de informações sobre gestão de riscos e prevenção de desastres naturais.

A atividade vai reunir cerca de 20 agentes de defesas civis do município e das cidades de Caraguatatuba, Maricá e Resende, ambas do Rio de Janeiro. Também participarão dois agentes da Defesa Civil do Rio Grande do Norte.

A primeira parte do curso, ministrada pelo Cemaden nos dias 24 e 25, em sua sede no Parque Tecnológico de São José, vai abordar com palestras e atividades práticas, entre outros, os seguintes temas: Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergências, vulnerabilidades x habilidades, ferramentas de apoio à decisão, cenários de risco e exemplos de mapa de risco.

Os frequentadores poderão conhecer a atuação da equipe da sala de operação do Cemaden e farão uma visita à sala de operação da instituição no Parque Tecnológico.

Defesa Civil

Nos dias 26 e 27, será a vez de representantes da Defesa Civil apresentarem seu conteúdo. As atividades serão realizadas na sede do Corpo de Bombeiros do município. Entre os temas programados destacam-se o monitoramento de construções em áreas de risco em São José dos Campos, defesa e segurança civil no contexto do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Naturais, projetos do Plano Institucional de Pesquisa e Operação, Rede Integrada de Emergência e Política de Gestão de Riscos de Desastres do Japão.

Também deverão ser realizadas visitas à Embraer, ao Copom (Centro Operacional da Polícia Militar) e a uma área de risco de inundação e escorregamento no bairro Mirantes do Buquirinha, na região norte do município.

A programação será fechada para os inscritos no curso.