Apresentação de dança circular abre Satsang de Primavera
Atualizado em 21/09/2018 - 17:12
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Apresentação de danças circulares abriu as atividades do V Satsang de Primavera - Foto: Divulgação/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Com apresentação de um grupo de alunas de dança circular, da Casa do Idoso Centro, da Prefeitura de São José, sob coordenação da orientadora Regiane Branco, foi aberta nesta sexta-feira (21), no Centro Cultural Clemente Gomes, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o V Satsang de Primavera. O evento vai até às 19h de hoje e prossegue no sábado (22), das 10h às 19h.

“A dança circular ajuda muito na concentração, na memória, nesse sentimento de pertencimento e no olhar pelo outro”, conta Regiane Branco, que dá aulas da modalidade em duas casas de cultura da Fundação Cultural. “Já é o terceiro ano que participo do Satsang. É muito importante, já que a dança traz alegria e harmonia”, completa a professora.

A professora Elizabete Kobayashi, que participava do evento, conta que conheceu a dança circular em 2013, quando começou a fazer aulas no Centro Cultural Clemente Gomes. Hoje, ela ainda continua nas aulas, mas no Centro da Juventude. “A dança circular trabalha tanto o físico, quanto o mental, o que pode ajudar muita gente”, destacou a professora.

Ainda estão previstas uma série de atividades, como oficinas e palestras (que tiveram inscrição prévia), além de apresentações de Yoga e Lian Gong e de uma feira de produtos orgânicos. O Satsang de Primavera ocorre em comemoração ao Dia Internacional da Paz (21 de setembro) e a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa estimular o cessar-fogo e a paz entre os povos.

Feira Orgânica

O evento conta com uma feira de produtos orgânicos de produtores do distrito de São Francisco Xavier. Além de produtos alimentícios, também há produtos como incenso, artesanato, artigos místicos e esotéricos, e cosméticos veganos. A feira ainda tem uma pequena exposição de postais artísticos do fotógrafo joseense Danilo Ferrara, que visa divulgar o distrito de São Francisco Xavier.

Decoração

O espaço onde acontece o evento, no Centro Cultural Clemente Gomes, foi decorado com samambaias e uma cortina de mil Tsurus (uma ave sagrada do Japão) feitos em origami, pela terapeuta Elizandra Dias. “Diz a lenda que se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer um desejo a cada um deles, todos serão atendidos”, conta ela. Elizandra participa do Satsang realizando oficinas e uma palestra.

O Satsang da Primavera ocorre anualmente numa realização conjunta entre a Fundação Cultural e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Neste ano, a parceria também envolveu a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, com a participação da Casa do Idoso Norte, por conta da Semana de Cultura de Paz realizada pela unidade.

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana