Alunos participam de ação para reduzir violência no trânsito
Atualizado em 21/09/2018 - 19:16
Projeto Party  Hospital Municipal  21 09 2018
Alunos da Escola João Cursino conheceram o trabalho dos profissionais que fiscalizam, atendem e fazem a gestão da mobilidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

O Projeto Party Brasil, em São José dos Campos, reuniu nesta sexta-feira (21) 57 alunos e quatro professores no anfiteatro do Hospital Municipal, na Vila Industrial, região leste da cidade. Os alunos da Escola Estadual João Cursino conheceram o cenário do trânsito no município e o trabalho dos profissionais que fiscalizam, atendem e fazem a gestão da mobilidade urbana.

O evento integra a Semana do Trânsito, que tem ações de conscientização e acontecem em todo país.

Dois momentos são marcantes no Projeto Party. O primeiro é uma visita técnica aos pacientes internados, vítimas de acidentes no Hospital Municipal e no Centro de Reabilitação Lucy Montoro. Na ocasião, os estudantes podem conversar sobre o acidente e quais as consequências.

Em um segundo momento, há o depoimento de um jovem que sofreu um acidente de moto e hoje é paraplégico.

Os alunos do ensino médio assistiram às palestras de profissionais do Samu, das Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, do Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, da Polícia Militar, de Agentes de Trânsito e profissionais do Hospital Municipal.

O programa

O programa Party surgiu no Canadá há mais de 30 anos e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí, expandiu-se para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, além de Vitória (ES). Em 2013, o programa tornou-se Party Brasil, vinculado à Sbait (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 350 estudantes, entre 16 e 18 anos, em oito encontros. Escolas públicas e particulares de São José dos Campos foram contempladas pelas ações coordenadas pela Prefeitura.