Quitéria Melo
Fundhas
Mais de 50 alunos do curso de enfermagem do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) participaram nesta quinta-feira (20) da Mostra Estudantil realizada pela Secretaria de Saúde.
Além de palestras, o evento teve por objetivo expor trabalhos desempenhados na rede de saúde do município.
Estudantes de instituições públicas e privadas apresentaram projetos desenvolvidos a partir das experiências do campo prático, durante a realização dos estágios na área da saúde.
Atualmente, 58 alunos do curso de enfermagem do Cephas fazem estágios na rede pública de saúde. Eles contribuíram com 11 propostas. Entre elas, a importância de conscientizar a população sobre a saúde dos rins, sugestão para serviço de triagem no atendimento inicial na rede pública, entre outros.
Também foi apresentado, pelos alunos do curso de química, o projeto de criação de um novo desinfetante hospitalar.
Adriana Ferreira Bortolo Solano, de 48 anos, disse que a Mostra Estudantil é uma grande oportunidade para que os alunos possam contribuir, de alguma forma, com ações que beneficiem a sociedade.
“Ficamos muito felizes quando o nosso projeto foi aprovado para participar da Mostra, porque momentos como esse são enriquecedores para complementar a nossa formação”, disse.
Pediatria
Um projeto que chamou a atenção do público foi desenvolvido a partir da experiência das alunas durante estágio na pediatria do Hospital Municipal. Segundo elas, alguns pais oferecem resistência quando, por exemplo, o bebê está dormindo e o profissional precisa avaliá-lo.
As alunas defendem a ideia de que a conscientização e o conhecimento dos pais sobre o Pews (Escore de Alerta Pediátrico) pode facilitar a relação família e profissional da saúde.
Pews é a tabela utilizada na pediatria para avaliar os sinais vitais, como frequência cardíaca.
A proposta é que os pais conheçam e saibam da importância da tabela – que deverá constar em todos os quartos das alas infantis.
Uma das idealizadoras, Beatriz Toldo, de 19 anos, acredita que esta ação poderá facilitar a comunicação com a família do paciente, tornando-a eficiente e com melhores resultados.
Para a professora Karime Graciano, de 33 anos, participar da Mostra Estudantil foi muito enriquecedor, pois, além de adquirir novos conhecimentos, os alunos tiveram a oportunidade de serem “ouvidos” ao propor sugestões a partir do campo de prática.
“É enriquecedor e fundamental para o desenvolvimento da autoconfiança”, finalizou.
Sobre o Cephas
O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.