Alunos de enfermagem do Cephas participam de Mostra Estudantil
Alunos de enfermagem durante aprendizado teórico na escola - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Mais de 50 alunos do curso de enfermagem do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) participaram nesta quinta-feira (20) da Mostra Estudantil realizada pela Secretaria de Saúde.

Além de palestras, o evento teve por objetivo expor trabalhos desempenhados na rede de saúde do município.

Estudantes de instituições públicas e privadas apresentaram projetos desenvolvidos a partir das experiências do campo prático, durante a realização dos estágios na área da saúde.

Atualmente, 58 alunos do curso de enfermagem do Cephas fazem estágios na rede pública de saúde. Eles contribuíram com 11 propostas. Entre elas, a importância de conscientizar a população sobre a saúde dos rins, sugestão para serviço de triagem no atendimento inicial na rede pública, entre outros.

Também foi apresentado, pelos alunos do curso de química, o projeto de criação de um novo desinfetante hospitalar.

Adriana Ferreira Bortolo Solano, de 48 anos, disse que a Mostra Estudantil é uma grande oportunidade para que os alunos possam contribuir, de alguma forma, com ações que beneficiem a sociedade.

“Ficamos muito felizes quando o nosso projeto foi aprovado para participar da Mostra, porque momentos como esse são enriquecedores para complementar a nossa formação”, disse.

Pediatria

Um projeto que chamou a atenção do público foi desenvolvido a partir da experiência das alunas durante estágio na pediatria do Hospital Municipal. Segundo elas, alguns pais oferecem resistência quando, por exemplo, o bebê está dormindo e o profissional precisa avaliá-lo.

As alunas defendem a ideia de que a conscientização e o conhecimento dos pais sobre o Pews (Escore de Alerta Pediátrico) pode facilitar a relação família e profissional da saúde.

Pews é a tabela utilizada na pediatria para avaliar os sinais vitais, como frequência cardíaca.

A proposta é que os pais conheçam e saibam da importância da tabela – que deverá constar em todos os quartos das alas infantis.

Uma das idealizadoras, Beatriz Toldo, de 19 anos, acredita que esta ação poderá facilitar a comunicação com a família do paciente, tornando-a eficiente e com melhores resultados.

Para a professora Karime Graciano, de 33 anos, participar da Mostra Estudantil foi muito enriquecedor, pois, além de adquirir novos conhecimentos, os alunos tiveram a oportunidade de serem “ouvidos” ao propor sugestões a partir do campo de prática.

“É enriquecedor e fundamental para o desenvolvimento da autoconfiança”, finalizou.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos.