Adolescentes mergulham na história em visita ao Museu de Esportes
Atualizado em 20/09/2018 - 18:31
Museu de Esportes - Visita Olímpio Catão  20 09 2018
Grupo de 35 estudantes da Escola Estadual Olímpio Catão conheceu o acervo desportivo da cidade e região - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Museu de Esportes, em São José dos Campos, recebeu nesta quinta-feira (20) um grupo de 35 alunos da Escola Estadual Olímpio Catão, localizada no centro da cidade. A visita atende à proposta do espaço, de ser um ambiente de pesquisa e ao mesmo tempo de lazer.

Instalado no estádio Martins Pereira, o Museu de Esportes mantém um rico acervo histórico da cidade e do Vale do Paraíba.

Os estudantes, matriculados nos anos finais do ensino fundamental, exploraram as seis exposições disponíveis no espaço: “Memorial São José E.C”, “São José de todos os esportes”, “Túnel do Tempo”, “Estrelas do Futebol”, e “Atletas do Vale Atletas que Valem”.

Projeto

A professora Cristina Lucas, de 47 anos, explica que a ida ao Museu faz parte de uma série de visitas que estão programadas para a matéria eletiva chamada ‘Cidade Esporte’.

Todo o grupo que esteve no museu e no estádio Martins Pereira pensa em seguir carreira em alguma área do esporte.

“Todos aqui querem ser jornalista esportivo, jogador de futebol ou ginastas. Alguns almejam chegar à base do Atleta Cidadão. Todos têm um projeto de vida voltado a essa área”, contou Cristina, professora da rede estadual há 15 anos.

Boa parte dos adolescentes vive em bairros da região central ou no início da zona norte. A ideia é fazer com que eles se aproximem dos pontos históricos e da prática desportiva da cidade.

“Junto com a professora de geografia, mapeamos os poliesportivos (unidades esportivas) de São José. Vamos ao que está no entorno da escola Olímpio Catão. Aprendemos ainda a mexer no aplicativo da Prefeitura (São José Viva), porque eles não conhecem as unidades esportivas direito”, disse Cristina.

Sonho

Maria Eduarda, de 13 anos, é integrante da equipe de basquete do programa Atleta Cidadão e sonha em seguir carreira no esporte. Se não for jogadora, quer se formar em Educação Física.

“No Museu de Esportes, a gente conhece vários atletas da história do futebol, tanto feminino quanto masculino”, disse.

Lucas, de 12 anos, quer ser jogador de futebol e curtiu a mostra “Memorial São José E.C.”. “Gostei da camisa (do São José) e da bola do primeiro gol no estádio, que foi em 1970”, contou.

Os alunos pesquisaram ainda sobre nomes que contribuíram para o esporte na cidade e no Brasil, como Tião Marino, Pedro Yves, Mário Ottoboni e Charles Miller, além de outras modalidades menos populares no cenário nacional, como o badminton, beisebol, críquete e rugby.

Ao fim da visita, os alunos acompanharam o aquecimento da equipe masculina profissional de futebol do São José e tiraram fotos.

História

Ao todo, o Museu de Esportes tem seis exposições, sendo a última de longa duração. “Memorial São José E.C” foi inaugurada no início de setembro. Além dela, o espaço tem ainda as mostras “São José de todos os esportes”, “Túnel do Tempo”, “Estrelas do Futebol”, e “Atletas do Vale Atletas que Valem”.

O Museu de Esportes funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12h e 13h e 16h. Para visitas de grupos escolares, o agendamento pode ser feito pela Central 156. Informações pelo telefone 3921-4112.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×