Semana da Árvore tem plantio de mudas e ações de conscientização
Atualizado em 20/09/2018 - 08:33
Plantio de Árvores no Parque Ribeirão Vermelho   OAB
Voluntários se envolvem em ações de conscientização, preservação e plantios no município - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta quarta-feira (19) a Semana da Árvore. A programação inclui plantio de mudas pela cidade, além de ações de conscientização e preservação do meio ambiente.

As atividades, que envolvem a participação de toda a comunidade, fazem parte das comemorações ao Dia da Árvore, na próxima sexta-feira (21). A iniciativa segue até o próximo dia 28 (confira todos os eventos abaixo).

Esse trabalho, coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, com apoio operacional da Secretaria de Manutenção da Cidade, também marca o início da implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana, que prevê metas anuais para ampliar a vegetação de porte arbóreo no município (confira a programação abaixo). A meta principal é realizar o plantio de 50 mil árvores nos próximos 12 anos.

Patrimônio Arbóreo

São José dos Campos possui um patrimônio arbóreo de mais de 170 mil árvores em vias públicas, parques e áreas verdes no perímetro urbano. Só em calçadas são mais de 80 mil.

Nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental e qualidade de vida fornecendo importantes serviços ecossistêmicos.

As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, embelezam e valorizam o espaço urbano entre inúmeros outros benefícios.

Estudos científicos recentes diagnosticaram que os efeitos positivos das árvores beneficiam a população de maneira mais abrangente quando está dispersa ao recobrir a maior proporção do asfalto urbano.

Plano de Arborização

O instrumento para auxiliar a gestão da arborização é o Plano Municipal de Arborização Urbana, documento que traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros.

O Plano foi elaborado no ano de 2016 e teve como base o diagnóstico do patrimônio arbóreo do sistema viário da cidade. Estudos científicos recentes diagnosticaram que os efeitos positivos das árvores beneficiam a população de maneira mais abrangente quando está dispersa ao recobrir a maior proporção do asfalto urbano, por essa razão, o plano visou especialmente a necessidade do plantio em calçadas.

Sexta-feira, 21 de setembro
14h
Início da implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana, com o plantio de 200 mudas de árvore na Praça Ulisses Guimarães e vias públicas do entorno, no Jardim Aquários. Dentre as espécies estão ipês roxos, amarelos, brancos e rosas, quaresmeiras, escolhidas segundo critérios de biopaisagismo para favorecer a beleza cênica natural do bairro. O evento conta com a participação de voluntários do Colégio Objetivo Aquarius, Escoteiros Santos Dumont, Colégio Univap Aquarius e Grupo BorArborizar.

Sábado, 22 de setembro
8h às 12h
Evento de Sustentabilidade da Secretaria de Educação voltado para educadores e funcionários dos Cedins (Centros de Educação Infantil) e Cecois (Centros Comunitários de Convivência Infantil). Haverá palestra e plantio de árvores no jardim da unidade Pinheirinho dos Palmares. O encontro acontece no Cedin Maria Aparecida Segolin de Rezende (Rua Rodolfo Castelli, 4025).

Sábado, 22 de setembro
9h
Início a implantação do 2º Bosque do Projeto Pomares Nativos Educativos em área verde do Esplanada com o plantio de 39 espécies frutíferas. O primeiro pomar foi implantado no Jardim Satélite. O programa visa constituir na região urbana pomares de árvores frutíferas nativas, típicas do bioma local, resgatando o contato da comunidade com frutas da nossa região e educando as crianças sobre a importância dessas espécies para a dinâmica ambiental local.

Segunda-feira, 24 de setembro
8h30 às 10h
Alunos da Escola Estadual Maria Aparecida Veríssimo Madureira Ramos (Rua dos Carvalhos nº 30 - Jd. das Indústrias) participam de palestra e plantio de árvores.

Terça-feira, 25 de setembro
9h às 11h
Os plantios serão na Emef Elisabete de Paula Honorato (Aurélio Portilho Castelano 124 - Jardim Mariana 1).

Quarta-feira, 26 de setembro
Mutirão de limpeza e plantio de árvores na APP (Área de Preservação Permanente) da nascente que contribui para a formação do córrego Alambari, afluente do Rio Paraíba do Sul. Evento envolve a comunidade do Campos de São José e do Projeto Ecomuseu+. Esta é uma das 33 nascentes situadas em área pública urbana que está recebendo cuidados para recomposição de sua mata ciliar, por meio do Programa Revitalização de Nascentes.

Quinta-feira, 27 de setembro
10h
O recém-criado Parque Municipal de São Francisco Xavier recebe o Projeto Pomares Nativos Educativos com o plantio de 35 mudas de árvores frutíferas típicas da nossa região. A ação também conta com a participação de voluntários da comunidade.

Sexta-feira, 28 de setembro
9h
Crianças da Emei Olga Franco Custódio (avenida das Rosas, 232, Jardim Motorama) também vão plantar mudas de árvores no jardim da escola.