Casas de Cultura têm peças gratuitas na sexta e no sábado
Atualizado em 19/09/2018 - 17:20
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
'Amores por Anexins' retrata as desajeitadas tentativas de um solteirão, Isaías, em conquistar uma viúva, Inês - Foto: Divulgação/Paulo Amaral - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

“É muito importante ocupar os espaços com arte, cultura e entretenimento para a população. Cultura é primordial e alimenta a alma.” A afirmação da atriz e produtora Carina Allegro, da EK Produções Artísticas, de São José dos Campos, retrata bem o trabalho do grupo, que na sexta-feira (21) e no sábado (22) apresenta dois espetáculos pelo projeto Circulação, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Na sexta-feira (21), às 9h e às 14h, o grupo estará na Casa de Cultura Chico Triste (região leste), para apresentar a peça infantil A Árvore Mágica e Seu Segredo. Já no sábado (22), às 20h, a peça apresentada será Amores por Anexins (14 anos), na Casa de Cultura Cine Santana (região norte). Todas as apresentações têm entrada gratuita.

Sinopses

O espetáculo A Árvore Mágica e Seu Segredo aborda a história de uma última árvore de uma espécie rara, que não dá mais frutos, mas que tem vida e sentimentos, destacando a importância da amizade. Quando um homem tenta de tudo para derrubá-la, um cão e uma gatinha se unem, juntamente com a plateia, para conscientizá-lo sobre a preservação do meio ambiente. No final, um segredo é revelado.

Amores por Anexins retrata as desajeitadas tentativas de um solteirão, Isaías, em conquistar uma viúva, Inês, que divide a pretensão com um concorrente amoroso oportunista, Felipe. Inês aceita a proposta de Isaías, mas na condição que ele fique meia hora sem dizer um anexim (provérbio, ditado), deixando-o enlouquecido. O ridículo e o romantismo estão presentes de forma engraçada neste texto que reúne ditados e provérbios populares.

Projeto Circulação

O Projeto Circulação valoriza a produção cultural local e contribui para dar visibilidade aos profissionais envolvidos. Dos 111 projetos aprovados por meio de edital, lançado em abril pela Fundação Cultural, 51 são de música, 32 de teatro, 12 de dança, 6 de literatura, 3 de circo, 3 de interartes, 2 de artes visuais e 2 de cultura popular.

Casa de Cultura Chico Triste
Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro