Sexta-feira tem encontro aberto de lian gong no Vicentina Aranha
Atualizado em 20/09/2018 - 14:12
Lian gong no Parque da Cidade
A técnica ajuda na prevenção, promoção da saúde e redução de agravos em dores no corpo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Cerca de 800 pessoas são esperadas nesta sexta-feira (21), no encontro de práticas corporais da medicina tradicional chinesa lian gong. Promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, o evento será realizado das 7h30 às 9h30, no Parque Vicentina Aranha (Rua Prudente Meirelles de Moraes, 302, Vila Adyanna).

Estarão presentes a professora Maria Lúcia Lee, responsável pela introdução do lian gong no Brasil e tradução da literatura existente sobre o assunto, e Maristela Botelho, árbitra juramentada da prática, formada pela Shanghai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association, localizada na China. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, sem necessidade de inscrição prévia.

O lian gong, em 18 terapias, é uma técnica utilizada como estratégia de prevenção, promoção da saúde e redução de agravos em dores no corpo dos praticantes. Alguns dos outros benefícios registrados pela técnica são a melhora da qualidade do sono, locomoção, disposição para praticar atividades diárias, flexibilidade e caráter de sociabilidade que a aula promove.

Atualmente, o lian gong tem grupos presentes em 93% das unidades básicas de saúde. Cerca de 2.700 usuários de todas as regiões da cidade são beneficiados. Em menos de um ano, houve ampliação de 20% no atendimento.