Semana do Trânsito começa com abordagens nas ruas do Centro
Atualizado em 19/09/2018 - 09:20
Semana Nacional de Trânsito  18 09 2018
Servidores e autoridades participaram da cerimônia de abertura oficial das atividades - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Beber e dirigir machuca. Esse é o lema da 20ª edição da Semana Nacional de Trânsito, que começou nesta terça-feira (18) em São José dos Campos, com uma cerimônia na Câmara Municipal. O evento é celebrado sempre de 18 a 25 de setembro, conforme prevê o artigo 326 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Com a presença de aproximadamente 150 pessoas, autoridades municipais receberam os representantes dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito da cidade: Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Hospital Municipal, Hospital de Clínicas Sul, Detran e Corpo de Bombeiros.

Como o tema é álcool e direção, as operações de Lei Seca foram o assunto principal no discurso de todas as autoridades presentes. O trabalho de conscientização e fiscalização também foi ressaltado, tendo em vista que a mudança depende união de forças e trabalho conjunto.

Logo após a abertura, agentes educadores de trânsito foram para o principal ponto de concentração de pessoas na cidade. No calçadão da Rua Sete de Setembro, eles realizaram abordagens educativas com motoristas, motociclistas, pedestres, passageiros e ciclistas.

A Semana Nacional de Trânsito tem programação todos os dias na cidade, com abordagens educativas em locais de grande movimento, palestras em universidades, blitze de fiscalização, seminário e esquetes.

Terça-feira (18)

• 19h – Seminário: Álcool e Direção – Um Trauma da Saúde Pública no Brasil
    Faculdade Humanitas
  • 19h – Papo Seguro