Meu Pet Feliz completa um mês de castrações de cães e gatos
Atualizado em 17/09/2018 - 16:23
Programa Meu Pet Feliz  17 08 2018
As cirurgias prosseguem até que os primeiros 1.500 tutores inscritos sejam chamados: índice de faltas está acima de 40% - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Em um mês, o programa Meu Pet Feliz já realizou 260 castrações de cães e gatos. As cirurgias gratuitas são realizadas no Centro de Controle de Controle de Zoonoses (CCZ) e nas clínicas veterinárias cadastradas pela Prefeitura de São José dos Campos.

O programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal e tem ênfase nas questões que envolvem a posse responsável, prevê realizar 5 mil castrações em um ano.

Dos 260 animais castrados, são 211 cães (124 fêmeas e 87 machos) e 49 gatos (31 fêmeas e 18 machos). O programa também faz a identificação dos pets, utilizando a microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus-tratos, furtos, entre outros problemas.

Após as castrações, os tutores recebem todas as orientações sobre a medicação e os cuidados com os animais, e vão para casa com a data agendada de retorno ao veterinário.

Faltas

Mesmo sendo feita de forma gratuita pela Prefeitura, o programa tem registrado um alto índice de faltas, acima de 40%. Segundo o CCZ, os principais motivos apresentados pelos tutores dos animais para não comparecer às consultas foram os seguintes: chamada muito rápida logo após a inscrição, fuga ou doação do animal e receio da anestesia.

A coordenação do programa reforça que os tutores convocados que não comparecerem com o animal para a castração perderão a vez e só poderão ser chamados novamente depois de 120 dias.

Além do email informando a data e o horário das cirurgias, o CCZ liga para os tutores para confirmar o recebimento, esclarece e tira todas as dúvidas sobre o pré-operatório dos animais.