Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania
Educadores da rede de ensino municipal de São José dos Campos participam nesta terça-feira (18), das 8h às 10h30, do Seminário Internacional de Dotação e Talento. O evento será realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado na Avenida Olivo Gomes, 250, Santana (região norte).
Voltado aos semeadores do Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento (Decolar), o encontro tem como objetivo identificar, acompanhar e estimular os alunos de escolas municipais considerados dotados e talentosos.
Já pensando no seminário, a equipe de coordenadores e facilitadores projeto Decolar esteve presente no Encontro Internacional de Dotação e Talentos, realizado no fim de semana, em Lavras (MG). Na conferência, os profissionais participaram de palestras com especialistas dos Estados Unidos, de Portugal, da Itália e Espanha.
Uma das palestrantes também participará da atividade em São José dos Campos. Doutora em psicologia, a espanhola Maria de Africa Borges del Rosal, que dirige o Grupo de Pesquisa e Trabalho em Superdotação (GTISD), vai abordar temas relacionados às áreas temáticas de alta capacidade, avaliação de programas e do comportamento docente, metodologia observacional e inteligência emocional.
O Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento faz parte do atendimento educacional especializado para alunos que necessitam de suporte pedagógico diferenciado. Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação especial atende tanto os alunos com deficiência como os que têm altas habilidades e superdotação.
Metodologia
O Programa de Desenvolvimento do Potencial e Talento (Decolar) baseia-se na Metodologia Cedet (Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento), desenvolvida pela educadora Zenita Guenther, cujo trabalho é realizado há mais de 20 anos pelo Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento de Lavras. Doutora em psicologia da educação, ela pesquisa o assunto há mais de 40 anos e tem trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente.
Durante a realização do programa, professores facilitadores acompanham e contribuem no diagnóstico e na orientação dos alunos. A ação conta ainda com equipe pedagógica e parceria com familiares das crianças e adolescentes.
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