Em duas noites, blitze da Lei Seca abordam 1.242 motoristas
Atualizado em 17/09/2018 - 12:38
Mobilidade Urbana
Quem foi assistir ao show parou na tenda da Lei Seca e mostrou apoio ao trânsito seguro - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Pela segunda noite consecutiva, a blitz da Lei Seca abordou motoristas na saída do evento musical Vale Fest, realizado na região oeste de São José dos Campos. Do total de condutores que passaram pela ação, 70 foram autuados.

Três operações montadas simultaneamente -- uma no acesso ao bairro Limoeiro e outras duas nos kms 156 e 157 da Via Dutra -- pararam os motoristas que deixavam o evento. A ação durou aproximadamente 8 horas e contou com a participação de equipes de Prefeitura (agentes e educadores de trânsito, guardas-civis municipais e fiscais de posturas), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Delegacia Seccional, além do apoio da CCR NovaDutra.

Outras duas novas operações serão realizadas no próximo fim de semana do evento, quando estão programados mais dois shows. O objetivo da ação é inibir a ingestão de bebida alcoólica por motoristas que estiverem na festa, reduzindo, assim, o número de acidentes pelas ruas da cidade e na Rodovia Presidente Dutra.

1º noite de blitz Lei Seca
Motoristas abordados: 520
Motoristas autuados: 27 (por recusa de realizar o teste)
Prisão: Nenhuma prisão

2ª noite da blitz Lei Seca
Motoristas abordados: 722
Motoristas autuados: 43 (39 por recusa de realizar o teste e quatro por terem ingerido álcool)
Prisão: Nenhuma prisão

Conscientização

Nas dependências do show, a equipe de educadores também conversou com as pessoas, orientando sobre os riscos de beber e dirigir, assim como para outros cuidados importantes para preservar a alegria da festa.

Todos que passaram pela tenda educativa receberam dicas de segurança e posaram para fotos, segurando as conhecidas “placas” de apoio à operação Lei Seca.

Essas abordagens integram ações previstas para a Semana Municipal de Trânsito, que é realizada em todo país do dia 18 ao dia 25, com o intuito de promover a conscientização na sociedade para a mudança de comportamento nos deslocamentos diários a pé, de bicicleta, carro, moto ou de carona.